Eventos: Recent submissions

  • Resumo de evento:  Torres, Maria Cecilia de Araujo Rodrigues; Silva, Nisiane Franklin da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente resumo apresenta um relato das experiências com questões que emergem e permeiam as reuniões, planejamentos e práticas de estágios, como fundamentais no processo de iniciação à docência em um ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Jablonski, Caio Leonardo; Freitag, Éliton Juliano; Mathias, Matheus; Rheinheimer, Dalva Neraci (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    “Nós não fazemos História, nem fazemos parte dela.” foi a frase responsável para a constatação de um problema, que não é atual. O ensino tradicionalista, metodologia utilizada pela maioria dos professores ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Alderette, Taís; Wolffenbüttel, Cristina Rolim (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 3ª versão), a aprendizagem e o desenvolvimento são processos contínuos que se referem a mudanças que se dão ao longo da vida, integrando aspectos físicos, ...
  • Resumo de evento:  Bussolotto, Luis Eduardo; Silva, Manuel Moreira da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Conhecer os filósofos e seus pensamentos sempre foi uma tarefa difícil para os alunos da educação básica, assim como ensiná-los tem-se mostrado uma tarefa inglória para os professores de filosofia. No ...
  • Resumo de evento:  Lara, Jessé Ricardo Stori de; Martins, Giuly Any Dias; Oliveira, Rodrigo Freitas C. de; Calixto, Ana Maria (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho vem apresentar um modo possível de retratar o conto “Sapatos de tacão alto”, de Mia Couto, em sala de aula. Na narrativa supracitada são abordadas e ganham destaque questões acerca de ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Pagel, Carlos Henrique; Silveira, Bruno Ferraz; Cardoso, Daniel Souza (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    “A aula que apenas repassa conhecimento, ou a escola que somente se define como socializadora do conhecimento, não sai do ponto de partida, e, na prática, atrapalha o aluno, porque o deixa como objeto ...
  • Resumo de evento:  Neves, Hanay Rosa das; Magro, Isadora Hobold Dal; Fogaça, Aliciane Madalena; Giassi, Maristela Gonçalves; Neves, Isabel Rosa das (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Um dos recursos utilizados na escola de ensino fundamental da rede pública de ensino é o livro didático, este é fornecido como um material de apoio gratuito e entregue a todos os alunos das instituições ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Cafisso, Jéssica Fernanda; Santos, Lucas Henrique Castanho dos; Carniel, Fagner (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Durante o ano letivo de 2017, o PIBID de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá desenvolveu diversas atividades pedagógicas no Colégio Estadual Unidade Polo, em Maringá-PR. Trata-se de um ...
  • Resumo de evento:  Turnes, Maria Aparecida Hahn; Andrade, Pierre Costa de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Esse texto consiste num relato de experiência em que a presença de um aluno homem mexeu com o já instituído e fez com que sujeitos participantes do PIBID Pedagogia, em Biguaçu, saíssem da zona de conforto ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Bento, Andressa Soares; Paula, Charlene Barbosa de; Saballa, Juliana Alves; Moreira, Letícia Leal; Duarte, Rochelle Fonseca; Rodrigues, Tavane da Silva; Silva, Vitória Schiavon da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho está sendo desenvolvido pelo grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele é parte de ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Paula, Charlene Barbosa de; Nunes, Jhonatas da Silva; Saballa, Juliana Alves; Silva, Vitória Schiavon da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho está sendo desenvolvido pelo grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele é parte de ...
  • Resumo de evento:  Cardoso, Brenda de Góis; Machado, Joice Josiane da Silva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este resumo visa a apresentar as atividades de gestão realizadas na biblioteca da E.E.E.M Santa Cruz, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul - RS, por meio do Subprojeto Letras Português, da UNISC, ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Lisboa, Mateus de Oliveira; Karpinski, Mariana Gabriel; Santos, Mariana de Paula; Ferrandin, Vinicius; Silva, Janete Dubiaski da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes, 2008), um dos objetivos do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é promover a interação dos acadêmicos de ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Rocha, Lorena Scheiffer; Almeida, Erick Roberto Teixeira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho é um relato de uma atividade desenvolvida no projeto PIBID de Letras/Português-Espanhol da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que tem como objetivo atender as leis 10.639/03 ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Lemos, Isadora da Silva; Camargo, Gislene (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) de hoje, são as crianças que há poucos anos estavam no pré-escolar da Educação Infantil (EI), desse modo, formulou-se o problema: o que mudou no processo ...
  • Resumo de evento:  Danzmann, Ariel Meirelles; Sortica, Henrique Rodrigues; Almeida, Rinaldo Roberto de; Amaral, Rodrigo Rodrigues do; Brizola, Marcio Bráulio de Almeida (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Esse artigo apresenta um projeto que consiste na construção de um gerador eletrostático e aplicação docente do mesmo, tendo como finalidade unir os conceitos teóricos e práticos da eletrostática em busca ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Aguiar, Luciane Oliveira de; Santos, Juliana Selau (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O PIBID Matemática UNESC teve como proposta, o planejamento e a elaboração de uma oficina, a ser desenvolvida nas escolas participantes do programa. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma ...
  • Resumo de evento:  Beltrame, Evelin; Biella, Felipe Gomes; Pereira, Filipe Nogueira; Santos, Karolainy Benedet dos; Ronsani, Larissa Rosso; Azevedo, Letícia Garcia de; Mariano, Sindianara; Cechinel, Tainá Teixeira; Neto, Sírio Pinto de Menezes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Neste documento estará presente o resumo das aulas presenciadas dos acadêmicos da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID no ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Souza, Elaine Vandresen de; Fernandes, Felipe Citadin (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O ensino da Química, bem como das demais ciências, requer uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento integral do aluno, procurando contribuir na formação de cidadãos que apresentem condições de ...
  • Resumo de evento:  Linck, Daniela Costa; Brito, Laudete de; Fronza, Cátia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Quando nos referimos aos números da minha vida e ressignificação da alfabetização matemática, é impossível não pensar no processo de construção da identidade do sujeito, considerando a importância do ...

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta