Resumo:
“Nós não fazemos História, nem fazemos parte dela.” foi a frase responsável para a constatação de um problema, que não é atual. O ensino tradicionalista, metodologia utilizada pela maioria dos professores ainda em atividade, pode ser o culpado: o ensino da História pela ótica dos “heróis” deduz que a população comum não participa dos fatos, nem os influencia. A adesão e a influência de novas teorias pedagógicas em tempos recentes notabilizam-se por serem instrumentos eficazes para a reversão deste quadro. A partir do sócio-interacionismo, em que tese o ambiente onde uma criança encontra-se é fator influenciável no seu desenvolvimento. Muitos alunos matriculados na Escola Willibaldo Samrsla, não são natos de Taquara, sendo oriundos do norte e oeste do Estado, fazendo desta circunstância, a chave para o desenvolvimento de um projeto de estudos, onde é unificado dois temas: O Cinema, temática escolhida para o projeto Pibid-História/Faccat, e o projeto Histórias Particulares, criado pelos acadêmicos bolsistas. A ideia consiste na elaboração de um documentário narrando os fatos particulares e/ou em comum das famílias para que ambos hoje se situem nesta região. Tal plano, almeja que os alunos possam perceber-se como agentes de seu tempo, integrantes de uma história em desenvolvimento, assim como que também possam reconhecer seu passado, valorizando a sua própria história de vida.