Resumo:
Neste documento estará presente o resumo das aulas presenciadas dos acadêmicos da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID no segundo semestre do ano de 2017, embasada na abordagem Crítico Superadora. A Proposta Pedagógica Crítico Superadora, é a abordagem base utilizada pelos acadêmicos e professores bolsistas de Educação Física, por ter em sua base a teoria histórico-cultural que é a referência das propostas pedagógicas de Santa Catarina e do município de Criciúma. Após realizar o conteúdo de dança com os alunos, foi estabelecido que o conteúdo de ginástica seria o próximo. Segundo o Coletivo de Autores (1992) [...] abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular, e do homem, em geral. As turmas que foram trabalhadas deu-se por nonos anos, turmas estas que se encontram no terceiro ciclo de escolarização, denominado pelo COLETIVO DE AUTORES de ampliação da sistematização do conhecimento, neste ciclo os alunos devem tomar consciência da atividade teórica, ou seja, de que uma operação mental exige a reconstituição dessa mesma operação na sua imaginação para atingir a expressão discursiva, leitura teórica da realidade, sendo assim, o aluno dá um salto qualitativo quando reorganiza a identificação dos dados da realidade através do pensamento teórico.