Resumo:
Conhecer os filósofos e seus pensamentos sempre foi uma tarefa difícil para os alunos da educação básica, assim como ensiná-los tem-se mostrado uma tarefa inglória para os professores de filosofia. No caso dos gregos, nomes como Anaxímenes, Heráclito, Protágoras e Epicuro entre outros não permanecem mais que como nomes confusos de pensadores cujas concepções filosóficas estão fadadas a desaparecer tão rápido quanto são apresentadas aos discentes. Em grande parte resultante das metodologias tradicionais de ensino de filosofia, por sua vez meras apropriações ou reproduções de métodos e técnicas de ensino oriundas de outras disciplinas, o estudo dos filósofos, ou antes de suas teorias e doutrinas, ou se resume a uma história contada historicamente ou a uma tentativa de filosofar que pouco ou nada incidem sobre a compreensão, a capacidade e o prazer de pensar já prenhes em boa parte dos discentes. Em suma, a filosofia é ser vista como “difícil” justamente porque a forma como é ensinada no ensino médio atualmente, ainda que de modo gradativo, termina por diminuir o entusiasmo e o entendimento nos alunos mais que por incentivá-los e encorajá-los a pensar.