Resumo:
O presente trabalho é um relato de uma atividade desenvolvida no projeto PIBID de Letras/Português-Espanhol da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que tem como objetivo atender as leis 10.639/03 e 11.645/08, cujos textos tornam o Ensino da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena conteúdos obrigatórios no currículo escolar da educação básica, por meio da temática de Africanidades (SILVA, 2005), embasada na teoria dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008), no parecer CNE/CP 3/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Ético-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas. As atividades realizadas pelos doze pibidianos que fazem parte do grupo consistem em observações do ambiente da sala de aula, práticas das professoras e aplicações das intervenções no ambiente escolar. Para o planejamento das atividades a coordenadora, professoras supervisoras e bolsistas do PIBID realizam reuniões semanais com objetivo de estudar e debater textos que embasam a proposta deste projeto.