Resumo:
As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) de hoje, são as crianças que há poucos anos estavam no pré-escolar da Educação Infantil (EI), desse modo, formulou-se o problema: o que mudou no processo de ensino e aprendizagem com essa transição? Entendendo que as crianças 6 anos ocupam os bancos escolares no 1º ano, busca-se nessa experiência de iniciação à docência, refletir se o lúdico as acompanha.
Durante o período de formação inicial, aprende-se sobre teorias e sobre a importância de trabalhar de forma lúdica, diante das observações e intervenções na escola campo do Pibid/Pedagogia, buscou-se analisar as crianças do 1º ano e as relações do lúdico com o processo de ensino e aprendizagem.
Percebeu-se que as crianças interagiram melhor com as atividades lúdicas, sentiram-se mais à vontade para participar e expressar suas opiniões. Foi possível averiguar que as crianças se relacionam melhor com os conhecimentos abordados de forma lúdica.