Resumo:
Quando nos referimos aos números da minha vida e ressignificação da alfabetização matemática, é impossível não pensar no processo de construção da identidade do sujeito, considerando a importância do letramento matemático no desenvolvimento da aprendizagem e de conhecimento para o crescimento intelectual. De acordo com Fonseca (2009Apud Galvão e Silva, 2013), um bom resultado no processo de ensino, aprendizagem dos conhecimentos matemáticos é importante considerar como práticas sociais. Essas práticas sociais estão atreladas ao conceito de letramento, que, para o mesmo autor, "[distingue] o discurso sobre a compreensão da alfabetização como uma tecnologia de aquisição do código de registro escrito da língua, de entender o letramento como aquisição deste código, de caracterizar a leitura e a escrita como práticas sociais[...]"(FONSECAp.47 Apud Galvão e Silva, 2013). Mas o que é letramento então para esse autor? A partir desta reflexão é importante recorrer ao pensamento de Hall (2009), quando diz que a identidade está atrelada diretamente com a diferença, pois é a partir da diferença que o sujeito constrói sua própria identidade, a qual se modifica constantemente através das relações externas e ambientes cotidianos. Podemos destacar também o conceito Etnomatemático apresentado por Knijnik (2003), o qual tem a relação direta com o saber matemático adquirido nas relações sociais e cotidianas.