RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O ensino de história nos cursos técnicos em agropecuária inte-grados ao ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS

Mostrar registro simples

Autor Goulart, Tiago Martins da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8022282092427011;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O ensino de história nos cursos técnicos em agropecuária inte-grados ao ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS;
Resumo Essa tese tem como tema o Ensino de História nos cursos técnicos em Agropecuária integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. Busca compreender como o Ensino de História foi trabalhado nesses cursos, desde a sua criação até a conclusão das respectivas primeiras turmas, tendo em vista a proposta pedagógica de Ensino Médio Integrado, isto é, de uma formação de nível médio que propõe um Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os Planos de Curso dos três cursos dessa natureza no IFRS, ofertados nos campi Bento Gonçalves, Ibirubá e Sertão. Também foram analisados os Planos de Ensino e os Diários de Classe utilizados pelas professoras e professores de História desses cursos entre 2009 e 2013, período que corresponde ao intervalo entre o ingresso e a conclusão da formação das primeiras turmas de cada campi. A análise desses documentos foi feita a partir dos pressupostos do método de análise documental, buscando cotejar os aspectos textuais dessas fontes com os de documentos político-institucionais e referências bibliográficas do Ensino Médio Integrado. Além disso, foram realizadas entrevistas compreensivas, com as/os professoras/es de História, coordenadoras/es pedagógicas/os e gestoras/es que estiveram envolvidas/os com a implantação e a implementação desses cursos. Ademais, foram enviados questionários objetivos para as/os estudantes egressas/os dos cursos, a fim de se verificar sua avaliação sobre o Ensino de História que tiveram em sala de aula, tendo em vista a perspectiva de formação profissional integrada ao Ensino Médio. Como resultados, apresentam-se os principais limitadores formativos, bem como as principais estratégias de superação das dificuldades, tanto por parte das/os professoras/es quanto por parte de coordenadoras/es e gestoras/es, nos processos de implantação e implementação desses cursos.;
Abstract This thesis' topic is the Teaching of History in the technical courses in Agriculture and Livestock Production integrated into the secondary level education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - IFRS. It seeks to understand how History Teaching was processed in theses courses, from its creation to the graduation of its first classes, bearing in mind the pedagogical proposal of Integrated Teaching, that is, of a secondary level education that proposes an Integrated Technical Education in High School. Therefore, the Course Plans of the three courses of this nature were analyzed in the IFRS, offered in the Bento Gonçalves, Ibirubá and Sertão campuses. Also analyzed were the Education Plans and the Class Diaries used by History teachers of these courses between 2009 and 2013, which corresponds to the interval between the start and the graduation of the first classes of each campus. The analysis of these documents was based on the assumptions of the method of documentary analysis, seeking to compare the textual aspects of these sources with those of political-institutional documents and bibliographic references of the Integrated Teaching. History teachers, pedagogical coordinators and managers who have been involved in the implantation and implementation of these courses also were interviewed. In addition, objective questionnaires were sent to the students who graduated from the courses in order to assess their evaluation of the History Teaching they had in classroom, taking into account the perspective of integrated vocational education in secondary school. As results, the main education limiters were presented, as well as the main strategies for overcoming difficulties, both on behalf of the teachers and the by coordinators and managers, in the processes of implantation and implementation of these courses.;
Palavras-chave Ensino de História; Ensino Médio Integrado; Ensino Técnico; IFRS; Técnico em Agropecuária; History Teaching; Integrated Teaching; Technical Education; IFRS; Technical in Agriculture and Livestock production;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-08-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9029;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística