Resumo:
Essa tese tem como tema o Ensino de História nos cursos técnicos em Agropecuária integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. Busca compreender como o Ensino de História foi trabalhado nesses cursos, desde a sua criação até a conclusão das respectivas primeiras turmas, tendo em vista a proposta pedagógica de Ensino Médio Integrado, isto é, de uma formação de nível médio que propõe um Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os Planos de Curso dos três cursos dessa natureza no IFRS, ofertados nos campi Bento Gonçalves, Ibirubá e Sertão. Também foram analisados os Planos de Ensino e os Diários de Classe utilizados pelas professoras e professores de História desses cursos entre 2009 e 2013, período que corresponde ao intervalo entre o ingresso e a conclusão da formação das primeiras turmas de cada campi. A análise desses documentos foi feita a partir dos pressupostos do método de análise documental, buscando cotejar os aspectos textuais dessas fontes com os de documentos político-institucionais e referências bibliográficas do Ensino Médio Integrado. Além disso, foram realizadas entrevistas compreensivas, com as/os professoras/es de História, coordenadoras/es pedagógicas/os e gestoras/es que estiveram envolvidas/os com a implantação e a implementação desses cursos. Ademais, foram enviados questionários objetivos para as/os estudantes egressas/os dos cursos, a fim de se verificar sua avaliação sobre o Ensino de História que tiveram em sala de aula, tendo em vista a perspectiva de formação profissional integrada ao Ensino Médio. Como resultados, apresentam-se os principais limitadores formativos, bem como as principais estratégias de superação das dificuldades, tanto por parte das/os professoras/es quanto por parte de coordenadoras/es e gestoras/es, nos processos de implantação e implementação desses cursos.