Resumo:
A pesquisa empreendida nesta tese mostra que o trabalho com a gramática pode e deve ser realizado sob diferentes abordagens (BULEA-BRONCKART, 2019), o que nos leva a compreender que há diferentes entradas para a complexidade gramatical (FONTICH, 2012). A partir dessas entradas, reconhecemos que há um caminho mais claro e coerente para a seleção dos objetos de ensino de gramática a serem transpostos didaticamente, que podem englobar tanto conceitos gramaticais quanto fenômenos linguísticos (CHARTRAND; LORD, 2017), dependendo dos objetivos elencados pelo professor e das capacidades demonstradas por seus estudantes em sala de aula. Isto posto, esta tese busca refletir sobre três propostas didáticas delineadas com base em diferentes entradas para o ensino de gramática: a) pelo gênero de texto; b) pelo texto; c) pela gramática como objeto de ensino autônomo. Tais propostas foram desenvolvidas em encontros de mentoria com uma professora de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal localizada na região metropolitana de Porto Alegre. A análise concentra-se no desenvolvimento de cada uma das três propostas didáticas, sob a perspectiva: a) da ressignificação dos princípios gerais para o ensino de gramática; b) dos movimentos de transposição didática (interna e externa) dos objetos de ensino de gramática, selecionados a partir das demandas de cada entrada e descritos com base em três gramáticas: duas descritivas (NEVES, 2000; 2018) e uma normativa (BECHARA, 2009); c) do ponto de vista da professora, ao qual tivemos acesso por meio de entrevistas realizadas após o desenvolvimento de cada proposta. Resumidamente, os resultados das análises apontam que a) a possibilidade do trabalho com a gramática a partir de diferentes entradas auxilia o professor a selecionar com mais clareza os objetos a serem ensinados; b) os princípios gerais são instrumentos importantes para nortear o desenvolvimento de qualquer proposta didática para o ensino de gramática; c) os movimentos de transposição didática impactam diretamente na condução das propostas de ensino e nas aprendizagens dos estudantes.