RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estimulando a utilização da metodologia PEER Instruction fundamentada no conceito de interação entre pares assimétricos: Uma proposta de monitoria para escolares em risco

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Ynoguti, Adriana Erlinda Nolasco;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Vier, Sabrina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1282180713089543;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Estimulando a utilização da metodologia PEER Instruction fundamentada no conceito de interação entre pares assimétricos: Uma proposta de monitoria para escolares em risco;
metadataTrad.dc.description.resumo O aprendizado das ciências exatas costuma ser um desafio a educadores e estudantes, principalmente em cursos Técnicos de Ensino Médio. Motivados pelos princípios da metodologia “Peer Instruction” (PI) e pelo conceito de interação entre pares simétricos, estabelecidos em diálogo Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), objetiva-se compreender os princípios fundamentais envolvidos na aplicação destas estratégias educacionais, a sequência de eventos necessária para sua implantação efetiva e a promoção de adaptações no programa de monitoria na ETE FMC oferecido aos escolares de risco. Descreve-se aqui o roteiro de implementação das propostas de aprendizagens colaborativas, propondo uma análise do desempenho dos estudantes em duas modalidades: grupo experimental (aplicação da proposta de intervenção) e grupo controle (onde serão empregados métodos tradicionais de ensino). Os dados quantitativos serão confrontados entre os grupos distintos. Espera-se que os resultados desse estudo sirvam para direcionar práticas de monitorias que promovam a formação integral, através da apropriação dos conceitos estudados, maior motivação e autonomia, além da construção de valores e de habilidades interpessoais.;
metadataTrad.dc.subject Aprendizagem colaborativa; Aprendizagem entre Pares; Formação Integral; Escolares em risco e Zona de Desenvolvimento Proximal;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8734;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics