TCC:
Guimarães, Zélia Silva(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho propõe uma análise da transição escolar dos estudantes do 5º para o 6º Ano, com base em dados de duas turmas do Colégio Loyola, interpretados à luz dos princípios da pedagogia inaciana e ...
TCC:
Matzenbacher, Tairine(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Ao intitular “Entrelaces da liderança inaciana na Educação Infantil do Colégio Anchieta”, o presente artigo carrega como objetivo uma reflexão acerca do conceito de liderança inaciana dentro da Educação ...
TCC:
Amaral, Suzi Mara Goularte do(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre estratégias metodológicas potenciadoras da aprendizagem a serem trabalhadas dentro do contexto de Educação Inclusiva, na Educação Infantil, com ...
TCC:
Brito, Suzana Fernanda Ferreira de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo explora a interligação entre a formação de indivíduos em um contexto de mudanças rápidas e a relevância de uma educação fundamentada na Pedagogia Inaciana. Utilizando o "Olhar Inaciano," ...
TCC:
Oliveira, Rosilene Aparecida de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Em relevância à contemporaneidade e à forma de ser do adolescente neste tempo, buscou-se como objetivo deste artigo conhecer e categorizar referenciais que
influenciam a construção identitária deste ...
TCC:
Camargo, Rosiclea Mariano de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O processo de digitalização, datificação e algoritmização do mundo, aliado à expansão da conectividade, vem provocando transformações em diferentes contextos da sociedade, entre eles a Educação. Jogos, ...
TCC:
Fortunato, Roberta Souza Pascoal(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho aborda a inclusão na educação e como aquela se relaciona com a missão de proporcionar uma formação integral. O objetivo é, pois, entender as concepções e as possibilidades dos ...
TCC:
Pereira, Renilda Teixeira(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do educador magis num ambiente educacional inaciano, identificando seus elementos essenciais. A metodologia usada foi a abordagem qualitativa, ...
TCC:
Souza, Ramon Ortiz de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho propõe uma análise interdisciplinar de bibliografia comparativa que busca compreender a interseção entre o Teatro do Oprimido e a Pedagogia Inaciana, explorando como esses dois sistemas ...
TCC:
Veiga, Larissa Alves(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo trata da relação entre a aprendizagem integral e o brincar heurístico das crianças bem pequenas. O objetivo desta pesquisa é analisar e descrever a relação da aprendizagem integral com ...
TCC:
Barrionuevo, Julieta Guidi Homem(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o planejar em um colégio da Rede Jesuíta de Educação (RJE), o Colégio Anchieta, de Porto Alegre, em uma perspectiva cooperativa e colaborativa. A partir ...
TCC:
Sens, Juliana(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo busca resgatar os conceitos da educação jesuítica, através da Pedagogia Inaciana, e convergir para a educação musical como forma de praticar todos os conceitos que envolve a música, ...
TCC:
Brundo, Juliana Castiglia(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Na perspectiva de interculturalidade, e de vivências significativas e contextualizadas,
este trabalho tem como objetivo verificar a importância do ensino de Língua Inglesa da
2ª série do Ensino Médio ...
TCC:
Sousa, Joyce de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este estudo propõe uma análise do papel estratégico que a comunicação representa para a propagação dos ideais de Santo Inácio de Loyola e da Companhia de Jesus, visando ressaltar o quanto a ferramenta, ...
TCC:
Silva, José Ribamar Costa(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O artigo inicia e percorre uma caminhada que traz a importância de pensar uma formação integral docente em uma obra jesuíta, pautando o Projeto Espiritualidade, Cuidado e Convivência no Ensino Fundamental ...
TCC:
Diego, Jonas Leandro Moreira(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho se debruçou sobre o serviço de Pastoral Escolar desenvolvido no segmento Noturno do Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro com o objetivo de verificar sua incidência na comunidade ...
TCC:
Nascimento, Guilherme Araújo(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Sabe-se que nos últimos anos houve um grande aumento nas demandas relacionadas a educação especial no Brasil. Sobretudo, no que se refere ao campo das Altas Habilidade/Superdotação, ainda há pouca difusão ...
TCC:
Silva, Gracielle Mendonça Lins da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo a reflexão sobre a importância de uma abordagem educacional que integra a aprendizagem emocional e corporal, enfatizando a interconexão entre corpo, mente e emoções para ...
TCC:
Almeida, Giulianna Gomes de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O construto competência socioemocional tem se destacado no ambiente escolar por sua relação com o desenvolvimento do indivíduo e por ser compreendido como um conjunto de habilidades que devem ser ...
TCC:
Carvalho, Filipe Silva(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem por objetivo analisar a importância da cultura maker no fazer pedagógico Inaciano e suas transversalidades. Partindo da contextualização da cultura maker, sua história e suas transversalidades, ...