Eventos: Recent submissions

  • Trabalho apresentado em evento:  Schmalz, Graziani Curtinaz Rodrigues; Junqueira, Heloisa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Relatar experiências docente e emotiva vividas durante o Estágio Docente em Ciências em uma Escola Estadual de Porto Alegre. Os vínculos afetivos e emoções parecem aos poucos perderem seu espeço dentro ...
  • Resumo de evento:  Vieira, Amanda; Fistarol, Caique Fernando da Silva; Caetano, Marta Helena Cúrio de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A bolsista, autora deste artigo expandido, participante do subprojeto Interdisciplinar Linguagens, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Regional de Blumenau ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Mello, Gilce Aparecida; Quadros, Cleidi Torres; Barros, Jucelaine Lages de; Siguenas, Lorens Estevan Buriol (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação docente dos licenciandos em Matemática do Instituto ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Ferraz, Kamille Rodrigues; Cezar, Ana Luísa Becker (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Na educação como professores e profissionais da área devemos modificar e aperfeiçoar nossas práticas docentes para uma melhor interação com a criança e o adolescente. Uma das mudanças que vivenciamos ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Moccelin, Jéssica Maria; Costa, Arlete Eli Kunz da; Pissaia, Luís Felipe; Lorenzon, Mateus; Monteiro, Sabrina; Giongo, Ieda Maria (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O objeto de aprendizagem escolhido para essa oficina foi o Tangram. Trazido da China para o Ocidente na metade do século XIX, o Tangram é um jogo de origem milenar. É composto por sete peças chamadas ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Souza, Lilian Verônica; Silva, Marcos Vinicius Barros e; Grasmuk, Arian; Junge, Lindamir Rosa Aparecida (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente relato de experiência descreve sua aplicação em uma metodologia para a formação de profissionais que atuam na Educação Básica, com o intuito de promover a interdisciplinaridade em temas a ...
  • Resumo de evento:  Prado, Úrsula Cristina do; Camargo, Alessandra Andrade; Santos, Igor Felipe dos; Ligeski, Larissa Levandoski; Antunes, Alfredo Cesar; Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No cotidiano atual, vivemos em uma sociedade altamente competitiva que visa o individualismo, a exclusividade, o sobressair, entre outros. E é também na escola em que nos deparamos com diversos problemas ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Jardim, Ana Maria Nascimento; Silva, Aline Beatriz da; Evaldt, Elaine; Schmidt, Cassandra; Crivelatti, Francielli; Viana, Keila Cristine de Azeredo; Souto, Letícia da Rocha; Antunes, Mateus; Mor, Patrícia; Mandarino, Cláudio Marques (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente projeto foi desenvolvido dentro de um contexto educacional em que ocorre o encontro entre o âmbito universitário e o cotidiano escolar a partir de uma política governamental que está preocupada ...
  • Resumo de evento:  Silva, Valdelino de Carvalho; Martins, Alana Carolina; Negherbon, Caroline Laíza; Souza, Josué de; Fronza, Mariana Francine; Paula, Mery Carolina Andrade de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho descreve a saída de campo à comunidade ìdigena da aldeia bugio, da cultura Laklãnõ/Xokleng, no município de Doutor Pedrinho (SC), bem como uma visita à Barragem Norte do município ...
  • Resumo de evento:  Leal, Henrique Silveira; Monteiro, Sandra Lemos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No calar desta noite quente de inverno, eu e você mergulharemos juntos nas águas profundas da memória e revisitaremos lembranças de experiências ricas e edificantes, nas trajetórias pedagógicas percorridas ...
  • Resumo de evento:  Dias, Gislaine Cruz; Gomes, Gabrielle (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Durante o período de atuação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), em conversa com os alunos dos colégios General Osório e Padre Arnaldo Jansen, foi notado que os mesmos ...
  • Resumo de evento:  Dutra, Emerson; Melo, Marilene dos Santos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O atual documento tem como abordagem principal a proposta de contornar (recorrendo ao lúdico) dificuldades de aprendizado enfrentado pelos discentes, sejam da rede pública ou não. Por conseguinte, surge ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Pereira, Débora Pinheiro; Barbosa, Fernanda; Silva, Sabrina Marafiga Cardoso da; Barbosa, Vanessa Soares; Freitas, Vanessa Vieira de; Guedes, Querti Adriana (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Com o presente trabalho buscamos refletir acerca de experiências vivenciadas como acadêmicas do Curso de Pedagogia participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia ...
  • Resumo de evento:  Abreu, Bruna Leticia Ferreira de; Rodrigues, Lillian (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente resumo faz uma reflexão em torno da trajetória de observação e desenvolvimento da criatividade, proposta pelas bolsistas do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) de Arte do Instituto Federal ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Portas, Micaela Veronica; Feltrin, Adriel Penteado (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O PIBID é um projeto que tem como finalidade aperfeiçoar e valorizar a formação dos professores da Educação Básica, assim como colaborar para a articulação entre teoria e prática necessária ao desenvolvimento ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Vier, Ana Luiza; Wolffenbüttel, Cristina Rolim (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho é resultado de uma pesquisa em andamento junto ao Subprojeto Pibid-Música e ao Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/Uergs), do Curso de Graduação ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Mühlen, Bruna Von; Wolffenbüttel, Cristina Rolim (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No ano de 2016 foram desenvolvidas, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), juntamente com outra estudante bolsista, oficinas e aulas de musicalização com uma aluna ...
  • Resumo de evento:  Santos, Eduarda Gabriela dos; Henrique, Letícia Poleza; Nascimento, Matheus Antônio Tomazzini; Chiniski, Vitor Matheus Berardi (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No mundo contemporâneo, conforme afirma Nascimento (2008), estamos cercados pelos mais diversos recursos midiáticos, que servem como disseminadores de ideais e opiniões. Dentre eles temos o cinema que, ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Montágua, Andriel Souza; Tavares Junior, Ronaldo Matias; Rodrigues, Taís Teixeira; Rickes, Mauro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem através dos últimos anos se tornando uma política pública de grande importância principalmente quanto à valorização das Licenciaturas, ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Silva, Renata Manenti da; Duarte, Angelina Bernardino; Floriano, Catia; Zanette, Elisa Netto; Pereira, Ledina Lentz (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A Proposta Curricular de Santa Catarina (SC/SEE, 2014) tem seus pressupostos pedagógicos fundamentados na abordagem Histórico-Cultural (HC). Compreender e vivenciar em sala de aula a iniciação a docência ...

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta