Resumo:
Esta pesquisa apresenta uma análise crítica da intersecção entre docência e
corpo na produção acadêmica educacional. O principal objetivo foi investigar os
sentidos atribuídos ao par docência e corpo nas pesquisas educacionais acadêmicas,
especificamente no período entre 2018 e 2022. Os campos dos Estudos em Docência,
dos Estudos de Gênero e do Corpo, em articulação à perspectiva pós-estruturalista,
fundamentam a investigação e sustentam as análises. A metodologia adotada é a
metapesquisa, uma abordagem crítica sistematizada de revisão de estudos
existentes. Os resultados permitem dar visibilidade a uma diversidade de abordagens
sobre o par docência e corpo. Por um lado, o corpo é frequentemente tratado de forma
fragmentada na Educação, com ênfase nos aspectos físicos ou biológicos, em
detrimento de uma compreensão mais integrada. Por outro lado, identificam-se
sentidos que associam o corpo à construção da identidade e ao desenvolvimento
pessoal e profissional de professores/as. A tese permite problematizar as dicotomias
corpo e mente, teoria e prática, uma vez que identifica e analisa sentidos sustentados
em uma abordagem que não distingue os conceitos de corpo, docência e prática
docente nas pesquisas examinadas sobre formação de professores/as.