Autor |
Paula, Jorge Luiz de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4745619590498155; |
Orientador |
Dal’Igna, Maria Cláudia; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9564879599544686; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Tessituras sobre o par docência e corpo na produção acadêmica educacional entre 2018 e 2022; |
Resumo |
Esta pesquisa apresenta uma análise crítica da intersecção entre docência e
corpo na produção acadêmica educacional. O principal objetivo foi investigar os
sentidos atribuídos ao par docência e corpo nas pesquisas educacionais acadêmicas,
especificamente no período entre 2018 e 2022. Os campos dos Estudos em Docência,
dos Estudos de Gênero e do Corpo, em articulação à perspectiva pós-estruturalista,
fundamentam a investigação e sustentam as análises. A metodologia adotada é a
metapesquisa, uma abordagem crítica sistematizada de revisão de estudos
existentes. Os resultados permitem dar visibilidade a uma diversidade de abordagens
sobre o par docência e corpo. Por um lado, o corpo é frequentemente tratado de forma
fragmentada na Educação, com ênfase nos aspectos físicos ou biológicos, em
detrimento de uma compreensão mais integrada. Por outro lado, identificam-se
sentidos que associam o corpo à construção da identidade e ao desenvolvimento
pessoal e profissional de professores/as. A tese permite problematizar as dicotomias
corpo e mente, teoria e prática, uma vez que identifica e analisa sentidos sustentados
em uma abordagem que não distingue os conceitos de corpo, docência e prática
docente nas pesquisas examinadas sobre formação de professores/as.; |
Abstract |
This research presents a critical analysis of the intersection between teaching
and the body in educational academic production. The main objective was to
investigate the meanings attributed to the pair teaching and the body in academic
educational research, specifically in the period between 2018 and 2022. The fields of
Teaching Studies, Gender Studies and Body Studies, in conjunction with the poststructuralist perspective, underpin the research and support the analysis. The
methodology adopted is meta-research, a systematized critical approach to reviewing
existing studies. The results reveal a diversity of approaches to the pair of teaching
and the body. On the one hand, the body is often treated in a fragmented way in
education, with an emphasis on physical or biological aspects, to the detriment of a
more integrated understanding. On the other hand, meanings are identified that
associate the body with the construction of identity and the personal and professional
development of teachers. The thesis makes it possible to problematize the dichotomies
of body and mind, theory and practice, since it identifies and analyses meanings based
on an approach that does not distinguish between the concepts of body, teaching and
teaching practice in the research examined on teacher training.; Esta pesquisa presenta un análisis crítico de la intersección entre docencia y
cuerpo en la producción académica educacional. El principal objetivo fue investigar
los sentidos atribuidos al par docencia y cuerpo en las pesquisas educacionales
académicas, específicamente en el período entre 2018 y 2022. Los campos de los
Estudios en Docencia, de los Estudios de Género y de Cuerpo, en articulación a la
perspectiva postestructuralista, basan la pesquisa y sostienen los análisis. La
metodología adoptada es la metapesquisa, un abordaje crítico sistematizado de
revisión de estudios existentes. Los resultados permiten dar visibilidad a una
diversidad de abordajes sobre el par docencia y el cuerpo. Por un lado, el cuerpo es
frecuentemente tratado de modo fragmentado en la Educación, con énfasis en los
aspectos físicos o biológicos, en detrimento de una comprensión más integrada. Por
otro lado, se identifican sentidos que conectan al cuerpo a la construcción de la
identidad y al desarrollo personal y profesional de profesores/as. La tesis permite
problematizar las dicotomías cuerpo y mente, teoría y práctica, una vez que identifica
y analiza sentidos sostenidos en un abordaje que no diferencia los conceptos de
cuerpo, docencia y práctica docente en las pesquisas examinadas acerca de la
formación de profesores/as.; |
Palavras-chave |
Docência; Corpo; Formação de professores/as; Metapesquisa; Teaching; Body; Teacher training; Meta-research; Docencia; Cuerpo; Formación de profesores/as; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-10-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13552; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |