Autor |
Elias, Mara Elaine de Lima; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2080683035597655; |
Orientador |
Schuler, Betina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5324014715865436; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Literatura na escola como equipagem no enfrentamento da violência ética; |
Resumo |
Esta Tese problematiza a literatura na escola a partir da questão de pesquisa: como as práticas literárias na escola podem operar como equipagem no enfrentamento da violência ética? Como ferramental conceitual trabalhou-se com os conceitos de cuidado de si e equipagem em Michel Foucault; violência ética em Judith Butler; literatura como crítica da violência em Ricardo Timm de Souza; a literatura com os autores Jorge Larrosa; Antônio Candido; Michèle Petit, entre outros. Os caminhos metodológicos se deram através da criação de um espaço online de formação de professores de redes públicas das cinco regiões do Brasil, os quais foram realizados por meio de grupos focais e experimentação de um clube de leitura trabalhando a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (Carolina Maria de Jesus), com fragmentos de Diários 1909-1912 (Franz Kafka) e O diário de Anne Frank (Anne Frank). A partir da gravação dos encontros, da escrita nas oficinas e de diários das professoras, buscou-se pensar a questão de pesquisa por meio dos seguintes objetivos: identificar quais as práticas de literatura utilizadas na escola; compreender a relação da literatura com a violência ética, com a escola e com os processos de subjetivação; potencializar as práticas literárias entre as professoras, como brechas no enfrentamento das questões cotidianas, criando condições de possibilidades para outras experiências com a literatura na formação de professores.
Deste processo investigativo construiu-se duas regularidades analíticas, examinadas
com inspiração no conceito de subjetivação em Foucault. A primeira delas discutiu o
não-direito à literatura como violência ética. A segunda regularidade tratou da formação de professores a partir de um exercício de fruição literária, escrita e conversação. As professoras trouxeram a literatura vinculada à viagem; a não estarem sozinhas; a se apaixonarem mais uma vez por um texto; a pensar e pensarse de outros modos; a infancializar-se com tempo para ler e escrever novamente; à apresentação dos clássicos, autores contemporâneos e locais para os recémchegados; à necessidade sensório-motora de sentir os livros; a lidação com livros, HQ, cordéis, poemas voadores, festas de rua, museus, bibliotecas.; |
Abstract |
This Thesis problematizes literature at school based on the research question: how can literary practices at school operate as equipoise in confronting ethical violence? As a conceptual tool, we worked with the concepts of self-care and equipoise in Michel Foucault; ethical violence in Judith Butler; literature as a critique of violence in Ricardo Timm de Souza; literature with the authors Jorge Larrosa; Antônio Candido; Michèle Petit, among others. The methodological paths were taken through the creation of an online space for training teachers from public schools in the five regions of Brazil, which were carried out through focus groups and experimentation with a reading club working on the work Quarto de despejo: diário de uma favelada (Carolina Maria de Jesus), with fragments of Diários 1909-1912 (Franz Kafka) and O diário de Anne Frank (Anne Frank). Based on the recording of the meetings, the writing in the workshops and the teachers' diaries, we tried to think about the research question through the following objectives: to identify which literature practices are used in the school; to understand the relationship between literature and ethical violence, with the school and with the processes of
subjectivation; to enhance literary practices among the teachers, as loopholes for
dealing with everyday issues, creating conditions for other experiences with literature
in teacher training. From this investigative process, two analytical regularities were
constructed, examined with inspiration from Foucault's concept of subjectivation. The first discussed the non-right to literature as ethical violence. The second regularity dealt with teacher training through an exercise in literary enjoyment, writing and conversation. The teachers described literature as linked to travel; to not being alone; to falling in love with a text once again; to thinking and thinking of oneself in other ways; to becoming substantial with time to read and write again; to introducing the classics, contemporary and local authors to newcomers; to the sensory-motor need to feel books; to dealing with books, comics, cordels, flying poems, street parties, museums, libraries.; Esta Tesis problematiza la literatura en la escuela a partir de la cuestión de pesquisa: ¿cómo las practicas literarias en la escuela pueden operar como equipaje en el enfrentamiento a la violencia ética? Como herramienta conceptual fueron mobilizados los conceptos de cuidado de si y equipaje en Michel Foucault; violencia etica en Judith Butler; literatura como crítica de la violencia en Ricardo Timm de Souza; la literatura a partir de los autores Jorge Larrosa; Antônio Candido; Michèle Petit, entre otros. Los caminos metodológicos fueron construídos a través de la creación de un espacio en-línea de formación de profesores de redes públicas de las cinco regiones de Brasil, los cuales fueron realizados por medio de grupos focales y la experiencia de un club de lectura trabajando la obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (Carolina Maria de Jesus), con fragmentos de Diários 1909-1912 (Franz Kafka) y O diário de Anne Frank (Anne Frank). A partir de la grabación de los encuentros, de la escrita en los talleres y de diários de las profesoras, se buscó pensar la cuestión de pesquisa por medio de los objetivos: identificar cuáles las practicas de literatura utilizadas en la escuela; comprender la relación de la literatura con: la violencia etica, con la escuela y con los procesos de subjetivación; potencializar las practicas literárias entre las profesoras, como lagunas en el enfrentamiento de las cuestiones cotidianas, creando condiciones de posibilidades
para otras experiencias con la literatura en la formación de profesores. De este proceso de investigación, se construyeron dos regularidades analíticas, examinadas con inspiración en el concepto de subjetivación en Foucault. En la primera de ellas se problematizó sobre el no-derecho a la literatura como una violencia etica. En la segunda regularidad se trató de la formación de profesores a partir de un ejercício de fruición literaria, escrita y conversación. Las profesoras trajeron la literatura vinculada al viaje; a no estar solas; a enamorarse una vez más por un texto; a pensar y pensarse de otros modos; a infantilizarse con tiempo para leer y escribir nuevamente; a presentación de los clasicos, autores contemporáneos y locales para los recién-llegados; a la necesidad sensorio-motora de sentir los libros; olerlos, hojearlos, HQs, cordeles, poemas voladores, fiestas de calle, museos, bibliotecas.; |
Palavras-chave |
Literatura; Escola; Equipagem; Cuidado de si; Violência ética; Subjetivação; Literature; School; Equipage; Self-care; Ethical violence; Subjectivation; Escuela; Equipaje; Violencia etica; Subjetivación; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-04-25; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13194; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |