Autor |
Ynoguti, Adriana Erlinda Nolasco; |
Orientador |
Vier, Sabrina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1282180713089543; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Estimulando a utilização da metodologia PEER Instruction fundamentada no conceito de interação entre pares assimétricos: Uma proposta de monitoria para escolares em risco; |
Resumo |
O aprendizado das ciências exatas costuma ser um desafio a educadores e estudantes, principalmente em cursos Técnicos de Ensino Médio. Motivados pelos princípios da metodologia “Peer Instruction” (PI) e pelo conceito de interação entre pares simétricos, estabelecidos em diálogo Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), objetiva-se compreender os princípios fundamentais envolvidos na aplicação destas estratégias educacionais, a sequência de eventos necessária para sua implantação efetiva e a promoção de adaptações no programa de monitoria na ETE FMC oferecido aos escolares de risco. Descreve-se aqui o roteiro de implementação das propostas de aprendizagens colaborativas, propondo uma análise do desempenho dos estudantes em duas modalidades: grupo experimental (aplicação da proposta de intervenção) e grupo controle (onde serão empregados métodos tradicionais de ensino). Os dados quantitativos serão confrontados entre os grupos distintos. Espera-se que os resultados desse estudo sirvam para direcionar práticas de monitorias que promovam a formação integral, através da apropriação dos conceitos estudados, maior motivação e autonomia, além da construção de valores e de habilidades interpessoais.; |
Palavras-chave |
Aprendizagem colaborativa; Aprendizagem entre Pares; Formação Integral; Escolares em risco e Zona de Desenvolvimento Proximal; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8734; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |