RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estimulando a utilização da metodologia PEER Instruction fundamentada no conceito de interação entre pares assimétricos: Uma proposta de monitoria para escolares em risco

Mostrar registro simples

Autor Ynoguti, Adriana Erlinda Nolasco;
Orientador Vier, Sabrina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1282180713089543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Estimulando a utilização da metodologia PEER Instruction fundamentada no conceito de interação entre pares assimétricos: Uma proposta de monitoria para escolares em risco;
Resumo O aprendizado das ciências exatas costuma ser um desafio a educadores e estudantes, principalmente em cursos Técnicos de Ensino Médio. Motivados pelos princípios da metodologia “Peer Instruction” (PI) e pelo conceito de interação entre pares simétricos, estabelecidos em diálogo Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), objetiva-se compreender os princípios fundamentais envolvidos na aplicação destas estratégias educacionais, a sequência de eventos necessária para sua implantação efetiva e a promoção de adaptações no programa de monitoria na ETE FMC oferecido aos escolares de risco. Descreve-se aqui o roteiro de implementação das propostas de aprendizagens colaborativas, propondo uma análise do desempenho dos estudantes em duas modalidades: grupo experimental (aplicação da proposta de intervenção) e grupo controle (onde serão empregados métodos tradicionais de ensino). Os dados quantitativos serão confrontados entre os grupos distintos. Espera-se que os resultados desse estudo sirvam para direcionar práticas de monitorias que promovam a formação integral, através da apropriação dos conceitos estudados, maior motivação e autonomia, além da construção de valores e de habilidades interpessoais.;
Palavras-chave Aprendizagem colaborativa; Aprendizagem entre Pares; Formação Integral; Escolares em risco e Zona de Desenvolvimento Proximal;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8734;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística