TCC:
Teixeira, Gabriel Silva de Araujo(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo investiga as aproximações entre a pedagogia inaciana, fundamentada nos princípios de Santo Inácio de Loyola, e a pedagogia freireana, formulada por Paulo Freire, a partir de uma crítica comum ...
TCC:
Soares, Francisco Bruno Paz(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O estudo possuiu como objetivo geral analisar a práxis realizada pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) na Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), sendo caracterizado enquanto uma pesquisa descritiva ...
Dissertação:
Paiva, Fernanda Kelly Neto de Souza(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como a cultura digital está integrada aos princípios e valores inacianos, cuja finalidade é promover uma aprendizagem significativa e relevante frente ...
TCC:
Martins, Fabiana Aparecida(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo investiga como a Pedagogia Inaciana contribui para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes do Ensino Médio Noturno do Colégio São Luís, em São Paulo, buscando promover formação ...
TCC:
Visentainer, Emerson(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este estudo examina a influência da estrutura física na implementação da
Pedagogia Inaciana no Colégio São Luís, em São Paulo. A Pedagogia Inaciana
valoriza a formação integral do aluno, desenvolvendo-o ...
TCC:
Guaralde, Elaine Machado da Silva(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga como a integração entre a
Ecopedagogia e o Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI) pode contribuir para a
formação da cidadania planetária em Ambientes ...
TCC:
Bastos, Edilene Maria Lopes e(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo analisar o papel da literatura infantil no
desenvolvimento integral da criança, abrangendo as dimensões cognitiva, emocional
e acadêmica. Por meio do projeto "Biblioteca: ...
TCC:
Velloso, Débora Dias(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Vivemos em tempos de rápidas transformações sociais, econômicas e tecnológicas,
marcadas pela globalização e pela interconexão cultural. Essas mudanças trouxeram novas formas de interação, mas também ...
TCC:
Guterres, Daniele Adriana Braz(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A Educação Infantil ocupa um papel central no desenvolvimento integral das
crianças, abrangendo as dimensões cognitivas, emocionais, sociais e espirituais.
Nesse contexto, a pedagogia inaciana, ...
TCC:
Cavalcanti, Daiene Rayssa Santos(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo demonstra como a formação de educadores
fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Inaciana pode promover uma cultura
das relações étnico-racial no contexto da Educação Popular que ...
TCC:
Matoso, Carolina Correa(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho propõe-se a investigar a implementação de um currículo inovador em tempo
estendido, fundamentado na pedagogia jesuíta, com foco na formação integral de crianças entre 3 e 11 anos no Colégio ...
TCC:
Bernas Filho, Carlos Alberto(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um Relato de Experiências, onde narro
um pouco sobre a minha vida, que desde sempre foi (e continua sendo) permeada pela
Música, seja na Educação, seja ...
TCC:
Pereira, Caren Daiane da Silva(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo analisa o papel da família na preparação das crianças
para a Primeira Eucaristia, com foco na catequese familiar como dimensão formativa
essencial. Inicialmente, traça-se um breve ...
TCC:
Ribeiro, Camilla Cristina Arantes(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo analisa como a co-participação da família contribui para a
formação integral dos estudantes e o fortalecimento da comunidade educativa em
instituições que adotam a pedagogia inaciana. A ...
TCC:
Eidelwein, Benhur(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho debruça-se a analisar como o projeto educacional Jesuíta
contribui para o desenvolvimento de uma cidadania global e de uma cultura de paz,
também a investigar a relação dessas ...
TCC:
Del Mestre, Ana Luiza Szevcynski(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo compreender os desafios da comunicação
institucional do Colégio Anchieta de Porto Alegre diante do contexto das redes sociais.
Parte-se da seguinte reflexão: será que ...
TCC:
Bronze, Alessandra Colombo Rossetto(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo discute o impacto da fraternidade na formação integral de alunos do
7º ano, com foco no desenvolvimento de valores como solidariedade, empatia e colaboração. A abordagem é qualitativa ...
TCC:
Mohr, Adriane Forster(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo analisa a implementação de práticas de inovação
pedagógica no 2º. ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense, à luz dos
princípios da Pedagogia Inaciana. Partindo da constatação ...
TCC:
Abreu, Adélia Teresinha de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este estudo tem como objetivo analisar como os estudantes do 8º ano do
Ensino Fundamental do Colégio Medianeira da Rede Jesuíta de Educação,
vivenciam e compreendem a dimensão espiritual-religiosa, ...
TCC:
Nunes, Simone Henz(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Entre 1937 e 1945, ocorreu a Segunda Guerra Sino-Japonesa, um conflito impulsionado pela busca do Japão por expansão territorial e fortalecimento de seu império. Como em toda guerra, atos de violência ...