Tese:
Marques, Rosemary Kennedy José dos Santos(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Que sentidos sobre inclusão e relação família-escola, atravessados pela
chamada maternidade atípica, são construídos e veiculados nas pesquisas em
Educação de 2013 a 2024? E de que modos esses sentidos ...
Dissertação:
Henkel, Queila Martins(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar e
compreender a atuação da coordenação pedagógica em escolas de Educação Infantil do
município de Nova Hartz, ...
Dissertação:
Cirilo, Maria Aparecida(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Esta dissertação de mestrado teve como objetivo entender como se constitui o sujeito
docente antirracista a partir da análise das relações de saber-poder-ética que
mobilizam discursos racistas e ...
Tese:
Leite, Marcelo Alencar(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente estudo investiga as representações sociais dos corpos entre discentes do ensino médio integrado e suas relações com as aulas de Educação Física, considerando a influência de contextos ...
Tese:
Farias, Marcela Clarissa Damasceno Rangel de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A predominância do paradigma neoliberal em diversas esferas da vida social gera, como uma de suas principais consequências, a mudança de objetivos dos processos educativos para o desenvolvimento de ...
Tese:
Stascovian, Juliana(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A pesquisa retrata o ensino de Matemática no município de Tangará da Serra
– MT na temporalidade de 1974 a 1999, foram inventariadas fontes documentais e
depoimentos de dez professores que lecionaram ...
Tese:
Martínez Galiano, Isabelino Víctor(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Esta pesquisa aborda a educação Guarani na perspetiva da
(des)colonialidade, na qual são analisadas experiências e contextos de vida
camponesa em que ainda sobrevivem formas de educação, a que chamamos ...
Tese:
Martins, Elen Carolina(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A tese propôs-se a investigar as proposições que a Assembleia Legislativa de Mato
Grosso (ALMT) adotou frente às recomendações médico-sanitárias de órgãos e
instituições nacionais e internacionais ...
Dissertação:
Garcia, Carolina Neugebauer(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
A pesquisa apresenta uma análise das possibilidades e desafios da
integração curricular no contexto da implementação do Novo Ensino Médio na
rede estadual do Rio Grande do Sul. Parte do problema ...
Dissertação:
Spanholi, Alexia de Avila(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho objetiva analisar o sentidos e produções de justiça curricular nos currículos estaduais do ensino médio do sul do Brasil. Para tal, a pesquisa, adota uma abordagem qualitativa, de análise ...
Tese:
Siqueira, Luis Davi Vicensi(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Esta Tese investiga as práticas sociais e discursivas dos sujeitos pobres moradores do bairro Farrapos, em Porto Alegre (RS), com base na Teoria das Representações Sociais (TRS). A partir de entrevistas ...
Tese:
Tisatto, Cristian Andrei(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Esta tese analisa como o Movimento Pela Base (MPB) atuou para incidir sobre a
Reforma da Política Curricular Nacional (RPCN), particularmente na formulação e
implementação da Base Nacional Comum ...
Tese:
Silva, Julival Alves da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Frente às urgências globais do século XXI, novas exigências se apresentam à
educação para a construção de um futuro sustentável para todos, e a educação
integral é apontada como uma necessidade para ...
TCC:
Ceolin, Virgínia Gris(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a interferência da relação família/escola no desempenho pedagógico e socioemocional dos estudantes do 2º. e do 3º. anos do Colégio Loyola, em 2023 e 2024, ...
TCC:
Rosa, Thulius Kreling da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Os transtornos mentais em estudantes do mundo todo têm sido alvo de
preocupação e pesquisas, especialmente nas últimas décadas. Esses transtornos
tornaram-se mais evidentes após a pandemia da covid-19, ...
TCC:
Gomes, Taynara Rubim(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este estudo investiga a integração da missão da Companhia de Jesus nos
processos de acolhimento e formação continuada dos colaboradores no Colégio dos
Jesuítas em Juiz de Fora-MG. O foco é compreender ...
TCC:
Pinto, Tatiana Vasconcellos(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo nasce do encontro entre escuta, prática e reflexão. Mais do que
investigar um documento, este artigo busca compreender como o Projeto Educativo
Comum (PEC), desenvolvido pela Rede Jesuíta ...
TCC:
Barbosa, Tâmara Márcia Simões(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo analisa as ações de protagonismo juvenil no Colégio Antônio Vieira,
em Salvador/BA, à luz dos princípios da Pedagogia Inaciana, articulando-os com
aportes teóricos laicos sobre ...
TCC:
Silva, Simone Pereira Xavier Machado da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho investiga o impacto das Vivências Inacianas (VIV), inspiradas nos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola, no desenvolvimento integral dos educandos do 9º ano do Colégio Anchieta, em ...
TCC:
Rodrigues, Rosyane Andrade de Lima(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
As instituições de ensino no Brasil têm sido convidadas a repensar suas práticas,
buscando caminhos que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes. Esse
movimento exige não apenas a construção ...