Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com reflexões sobre a temática do disciplinamento dos corpos, com o intuito de produzir rachaduras na maneira como cotidianos infantis excessivamente escolarizantes se organizam. Trazendo em contrapartida contextos de brincadeiras em uma turma de Maternal II, de uma escola da rede privada de uma cidade do Vale do Caí/RS, que possam desconstruir a ideia de corpo dócil e disciplinado. Nesse sentido a grande problemática é: como a criança compreende seu corpo através de contextos de brincadeiras na educação infantil? Para ajudar a pensar nessa questão a abordagem de Reggio Emilia e San Miniato são trazidas, juntamente com contribuições do psicanalista Winnicott (1975; 1999). O método de pesquisa utilizado foi a cartografia, que possibilita a entrada do pesquisador diretamente na ação da pesquisa. A partir dos dados obtidos na pesquisa, julgou-se oportuno organizar quatro mini-histórias. Por fim pode-se perceber como a criança compreende seu corpo através de contextos de brincadeiras na educação infantil, sendo que: o corpo fala, o corpo sente, o corpo é pensamento e ação, os movimentos do corpo permitem a execução da imaginação. O corpo é ferramenta, é afeto, e sensações, é movimento, assim sendo, a criança compreende seu corpo como parte fundamental para suas aprendizagens, suas experimentações.; |