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A educação afro-pelotense no jornal A Alvorada: uma análise sobre a Campanha Pró-Educação (1933-1935)

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Autor Gomes, Gabriela Teixeira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4436696364152371;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A educação afro-pelotense no jornal A Alvorada: uma análise sobre a Campanha Pró-Educação (1933-1935);
Resumo A Tese tem como tema a Campanha Pró-Educação veiculada no periódico A Alvorada, jornal da imprensa negra da cidade de Pelotas/RS, no período de 1933 a 1935. Visou-se a responder, com base na noção de tática de Michel de Certeau, os seguintes questionamentos: Quais são as concepções de Educação presentes na Campanha PróEducação? Como elas se relacionam com as vivências da população negra pelotense no período? Quais demandas para a Educação foram mobilizadas? Quais seriam suas possíveis motivações, tensionamentos e fragilidades em relação ao contexto educacional da época? A investigação amparou-se na análise dos artigos veiculados pela referida Campanha, tendo como metodologia a análise documental, com base em Jacques Le Goff, André Cellard e em Tânia de Luca, sobre o uso de jornais como fonte. As conclusões permitem afirmar que a Campanha apresentou quatro concepções de educação: instrução, alfabetização, escolarização e moralização, entendidas também como demandas, pois seus articulistas buscavam o combate ao analfabetismo, a mobilização em prol da instrução e do acesso e expansão da escolarização, e a educação moral da população negra da cidade. A tese defendida é a de que a Campanha PróEducação pode ser pensada como tática, na acepção de Certeau, uma vez que ela buscou, por meio do acesso à educação, a ampliação dos espaços de participação social, econômica e política dos afro-pelotenses. Assim como demandou o reconhecimento da contribuição histórica e dos direitos de cidadania dessa população, em uma sociedade fortemente marcada por estratégias que legitimavam o racismo e a exclusão social.;
Abstract The thesis has as its theme the Pro-Education Campaign published in the journal A Alvorada, newspaper of the black press of the city of Pelotas / RS, in the period from 1933 to 1935. The following questions were aimed at answering, based on Michel de Certeau's notion of tactics: What are the conceptions of Education present in the ProEducation Campaign? How do they relate to the experiences of the pelotense black population in the period? What demands for education have been mobilized? What would be your possible motivations, tensions and weaknesses in relation to the educational context of the time? The investigation was based on the analysis of the articles published by the aforementioned Campaign, based on documentary analysis, based on Jacques Le Goff, André Cellard and Tania de Luca, on the use of newspapers as a source. The conclusions allow us to affirm that the Campaign presented four conceptions of education: education, literacy, schooling, and moralization, also understood as demands, because its writers wanted to combat illiteracy, mobilization for education and access and expansion of schooling, and moral education of the black population of the city. The thesis defended is that the Pro-Education Campaign can be thought of as a tactic, in certeau's meaning, since it sought, through access to education, the expansion of the spaces of social, economic and political participation of AfroPelotenses. Just as it called for the recognition of the historical contribution and citizenship rights of this population, in a society strongly marked by strategies that legitimized racism and social exclusion.;
Palavras-chave Imprensa negra; Jornal A Alvorada; Campanha pró-educação; Black press; A Alvorada newspaper; Pró-educação campaign;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-04-20;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9864;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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