Resumo:
A Tese tem como tema a Campanha Pró-Educação veiculada no periódico A Alvorada, jornal da imprensa negra da cidade de Pelotas/RS, no período de 1933 a 1935. Visou-se a responder, com base na noção de tática de Michel de Certeau, os seguintes questionamentos: Quais são as concepções de Educação presentes na Campanha PróEducação? Como elas se relacionam com as vivências da população negra pelotense no período? Quais demandas para a Educação foram mobilizadas? Quais seriam suas possíveis motivações, tensionamentos e fragilidades em relação ao contexto educacional da época? A investigação amparou-se na análise dos artigos veiculados pela referida Campanha, tendo como metodologia a análise documental, com base em Jacques Le Goff, André Cellard e em Tânia de Luca, sobre o uso de jornais como fonte. As conclusões permitem afirmar que a Campanha apresentou quatro concepções de educação: instrução, alfabetização, escolarização e moralização, entendidas também como demandas, pois seus articulistas buscavam o combate ao analfabetismo, a mobilização em prol da instrução e do acesso e expansão da escolarização, e a educação moral da população negra da cidade. A tese defendida é a de que a Campanha PróEducação pode ser pensada como tática, na acepção de Certeau, uma vez que ela buscou, por meio do acesso à educação, a ampliação dos espaços de participação social, econômica e política dos afro-pelotenses. Assim como demandou o reconhecimento da contribuição histórica e dos direitos de cidadania dessa população, em uma sociedade fortemente marcada por estratégias que legitimavam o racismo e a exclusão social.