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Autor Silva, Maria José Santos da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8747008541727226;
Orientador Werle, Flávia Obino Corrêa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão escolar e desigualdade social na escola pública;
Resumo Esta pesquisa aborda a gestão escolar, a qualidade da educação e o enfrentamento da desigualdade social na escola pública e tem como principal objetivo analisar a gestão escolar na perspectiva das práticas direcionadas ao enfrentamento da desigualdade social na escola e ao processo de melhoria da qualidade da educação. Com metodologia alicerçada na pesquisa qualitativa, utiliza-se o estudo de caso pautado em entrevistas, registros em diário de campo e a análise de documentos. Desenvolvida no campo empírico que engloba escolas municipais da rede pública de ensino de Maceió/AL, esta pesquisa apresenta o estudo voltado para a relevância da gestão escolar no atual contexto educacional de padronização da qualidade da educação em meio ao cenário de desigualdade social presente nas escolas públicas. Este estudo também discute a articulação entre os planos de educação nas três instâncias governamentais e os aportes direcionados tanto à qualificação da educação quanto à desigualdade social. De acordo com os dados e as análises realizadas, destacam-se o alinhamento dos planos educacionais, com relevância para os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e os indicativos para o enfretamento da desigualdade. Também, têm relevância as práticas de gestão escolar voltadas para o atendimento de demandas direcionadas ao aumento das médias no conjunto de elementos que compõem o IDEB. Os resultados da pesquisa indicam a gestão escolar como pilar do desenvolvimento das políticas educacionais, com destaque para a mediação das relações escolares; ressaltam o enfrentamento da desigualdade social refletido nas práticas direcionadas ao atendimento imediato das necessidades básicas identificadas no ambiente escolar e no encaminhamento de providências às necessidades de cunho extensivo a outros órgãos públicos, cujas funções são inerentes à resolução do problema social apresentado através da escola; e identificam práticas comprometidas com a responsabilidade de articular processos escolares, seguindo o modelo de gestão democrática, para a melhoria da qualidade da educação ofertada pela escola pública. Outro dado importante diz respeito ao atendimento em relação às demandas do órgão gestor local que indicam sobrecarga e responsabilização da gestão escolar.;
Abstract This research addresses the school management, the quality of education and the tackling of social inequality in public schools and its main objective is to analyze school management from the perspective of practices aimed at tackling social inequality at school and at the process of improving the quality of education. With a methodology based on qualitative research, case studies based on interviews, field diary records and document analysis are used. Developed in the empiric field that encompasses municipal schools in the public education network of Maceió, in the Alagoas State, this research presents the study focused on the relevance of school management in the current educational context of standardizing the quality of education in the situation of social inequality present in public schools. This study also discusses the articulation between the education plans in the three governmental bodies and the contributions directed both to the qualification of education and to social inequality. According to the data and analyzes carried out, the alignment of educational plans with relevance to the results of IDEB and on indicators for tackling inequality stands out. Also, school management practices aimed at meeting demands towards the increasing averages in the set of elements that make up IDEB are relevant. The results of the research indicate that school management is a pillar of the development of educational policies, with emphasis on the mediation of school relations; highlight the tackling of social inequality reflected in the practices aimed at the immediate attendance of basic needs identified in the school environment and in addressing measures to the needs of an extended nature to other public bodies, whose functions are inherent in solving the social problem presented through the school; and identify practices committed to the responsibility of articulating school processes, following the democratic management model, to improve the quality of education offered by the public school. Another important data is related to the service in relation to the demands of the local management agency, which indicates overload and accountability of school management.; Esta investigación aborda la gestión escolar, la calidad de la educación y el enfrentamiento de la desigualdad social en la escuela pública y tiene como objetivo principal analizar la gestión escolar desde la perspectiva de las prácticas dirigidas al enfrentamiento de la desigualdad social en la escuela y al proceso de mejora de la calidad de la educación. Con metodología basada en la investigación cualitativa, se utiliza el estudio de caso guiado por entrevistas, registros de diario de campo y análisis de documentos. Desarrollada en el campo empírico que comprende escuelas municipales de la red de educación pública de Maceió/AL, esta investigación presenta el estudio centrado en la relevancia de la gestión escolar en el actual contexto educacional actual de estandarización de la calidad de la educación en medio a la situación de desigualdad social presente en las escuelas públicas. Este estudio también discute la articulación entre los planes educativos en las tres instancias gubernamentales y los aportes dirigidos tanto a la calificación de la educación como a la desigualdad social. De acuerdo con los datos y los análisis realizados, se destaca el alineamiento de los planes educativos con relevancia para los resultados del IDEB y sobre indicativos para el enfrentamiento de la desigualdad; y prácticas de gestión escolar orientadas a atender demandas direccionadas al aumento de las medias en el conjunto de elementos que componen el IDEB. Los resultados de la investigación señalan la gestión escolar como pilar del desarrollo de las políticas educacionales con énfasis en la mediación de las relaciones escolares; destacan el enfrentamiento de la desigualdad social reflejado en las prácticas direccionadas al atendimiento inmediato de las necesidades básicas identificadas en el ambiente escolar y en la remisión de medidas a las necesidades de carácter extenso a otros organismos públicos, cuyas funciones son inherentes a la resolución del problema social presentado a través de la escuela; identifican prácticas comprometidas con la responsabilidad de articular procesos escolares, siguiendo el modelo de gestión democrática, para la mejora de la calidad de la educación ofrecida por la escuela pública. Otro dato importante está relacionado con la asistencia en relación a las demandas del órgano de gestión local que indican sobrecarga y responsabilización de la gestión escolar;
Palavras-chave Gestão escolar; Qualidade da educação; Desigualdade social; Políticas educacionais; Práticas na escola pública; School management; Education quality; Social inequality; Educational policies; Public school practices; Gestión escolar; Calidad de la educación; Desigualdad social; Políticas educacionales; Prácticas en la escuela pública;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-03-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9822;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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