Abstract:
Esta pesquisa aborda a gestão escolar, a qualidade da educação e o enfrentamento da desigualdade social na escola pública e tem como principal objetivo analisar a gestão escolar na perspectiva das práticas direcionadas ao enfrentamento da desigualdade social na escola e ao processo de melhoria da qualidade da educação. Com metodologia alicerçada na pesquisa qualitativa, utiliza-se o estudo de caso pautado em entrevistas, registros em diário de campo e a análise de documentos. Desenvolvida no campo empírico que engloba escolas municipais da rede pública de ensino de Maceió/AL, esta pesquisa apresenta o estudo voltado para a relevância da gestão escolar no atual contexto educacional de padronização da qualidade da educação em meio ao cenário de desigualdade social presente nas escolas públicas. Este estudo também discute a articulação entre os planos de educação nas três instâncias governamentais e os aportes direcionados tanto à qualificação da educação quanto à desigualdade social. De acordo com os dados e as análises realizadas, destacam-se o alinhamento dos planos educacionais, com relevância para os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e os indicativos para o enfretamento da desigualdade. Também, têm relevância as práticas de gestão escolar voltadas para o atendimento de demandas direcionadas ao aumento das médias no conjunto de elementos que compõem o IDEB. Os resultados da pesquisa indicam a gestão escolar como pilar do desenvolvimento das políticas educacionais, com destaque para a mediação das relações escolares; ressaltam o enfrentamento da desigualdade social refletido nas práticas direcionadas ao atendimento imediato das necessidades básicas identificadas no ambiente escolar e no encaminhamento de providências às necessidades de cunho extensivo a outros órgãos públicos, cujas funções são inerentes à resolução do problema social apresentado através da escola; e identificam práticas comprometidas com a responsabilidade de articular processos escolares, seguindo o modelo de gestão democrática, para a melhoria da qualidade da educação ofertada pela escola pública. Outro dado importante diz respeito ao atendimento em relação às demandas do órgão gestor local que indicam sobrecarga e responsabilização da gestão escolar.