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Cidades sustentáveis: princípios orientadores de educação para a sustentabilidade em contextos urbanos

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Autor Grohe, Sandra Lilian Silveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5252471990505084;
Orientador Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Cidades sustentáveis: princípios orientadores de educação para a sustentabilidade em contextos urbanos;
Resumo A presente tese objetiva, a partir de análise compreensiva, identificar os princípios orientadores de educação para a sustentabilidade em contextos urbanos. Na tentativa de identificar os princípios, uma questão foi fundamental durante todo o percurso da pesquisa: Quando uma cidade educa para a sustentabilidade? Para tanto, fez-se necessário traçar o percurso do Brasil na promoção de cidades sustentáveis, partindo dos movimentos internacionais aos nacionais, das agendas globais e suas implementações locais, assim como, foi necessário transitar pelas distintas definições para cidades sustentáveis, cidades educadoras, sustentabilidade e educação para a sustentabilidade. Em busca de respostas para além do documentado, no ano de 2019, as cidades da região sul do Brasil, Colombo (Paraná) e São Leopoldo (Rio Grande do Sul), foram visitadas para a realização de entrevistas compreensivas. Neste trânsito, entre teoria e empiria, foram identificados os princípios da educação, da governança e da mobilização. O princípio da Educação foi reconhecido como o foco principal em uma cidade que pretende ser sustentável. Isso significa educar para a vida em todas as dimensões, para a transformação, para o desenvolvimento sustentável e para as relações. Nesse sentido, é imprescindível a permanência de uma educação ambiental forte, realizada a partir de políticas, pesquisas, programas e projetos de educação para a sustentabilidade. No princípio da governança foi enfatizada a relevância da vontade política para a implementação da educação para a sustentabilidade, bem como a importância do olhar sensível, holístico e horizontal para o território. A cidade que governa para a sustentabilidade está atenta e inserida nos acordos globais e as alianças interurbanas. Incentiva a participação, a criação de espaços de expressão, de diálogos e de pensamento crítico. O governante que pretende contribuir para que uma cidade seja mais sustentável, precisa dar continuidade às políticas, aos programas, aos projetos e às ações exitosas em governos anteriores, evitando processos efêmeros. Já no princípio da mobilização foi identificada a sensibilização como facilitadora das vivências de pertencimento à cidade, estreitamente relacionada à divulgação, à comunicação, à informação e à visibilidade. Nesse sentido, uma das constatações foi referente à postura de dependência e de desresponsabilização da população decorrente da desinformação, da falta de consciência ambiental e de práticas comunitárias. Esses três princípios foram apontados como aqueles que podem contribuir para a transformação das cidades, a partir da educação como um dos eixos principais, a governança com olhar sensível e global para o território e a mobilização direcionada para novos começos, a partir do vivido. Não são princípios oclusos, pelo contrário, podem ser associados a outros princípios inerentes à educação, à sustentabilidade e à cidade. Por fim, estes princípios necessitam ser analisados, explorados e ampliados de acordo com cada realidade, enquanto devem ser compreendidos como possibilidades para a transformação local e, consequentemente, global.;
Abstract This thesis aims, from comprehensive analysis, to identify the guiding principles of education for sustainability in urban contexts. In an attempt to identify the principles, there was a fundamental question during the research: When does a city educate for sustainability? For this purpose, it has been necessary to trace the course of Brazil for promoting sustainable cities, starting from international for national movements, from global agendas and their local implementations, as well as, it was necessary transit by different definitions for sustainable cities, educator cities, sustainability and education for sustainability. Searching for answers beyond the documented, in 2019, cities of southern Brazil, Colombo (Paraná) and São Leopoldo (Rio Grande do Sul), were visited for the realization of comprehensive interviews. In this transition, between theory and empiry, the principles of education, governance and mobilization have been identified. The principle of Education was recognized as the main focus in a city that aims to be sustainable. That means educating for life in all dimensions, for transformation, for sustainable development and for the relations. In this sense, it is essential the permanence of a strong environmental education, based on policies, researches, educational programs and projects for sustainability. In the principle of governance it has been emphasized the relevance of the political desire for the implementation of education for sustainability, as well as the importance of a sensitive, holistic and horizontal look at the territory. The city that governs for sustainability is attentive and inserted in the global agreements and in the intercity alliances. It encourages the participation, the creation of spaces of expression, of dialogues and of critical thinking. The governor that intends to contribute for a city to be more sustainable, needs to give continuation on the policies, programs, projects and on successful actions of previous governments, avoiding ephemeral processes. Already at the beginning of the mobilization, the sensibilization has been identified as facilitator of the experiences of belonging to the city, closely related to disclosure, communication, information and to visibility. In this sense, one of the findings was related to the position of dependence, responsibility of the population due to disinformation, lack of environmental consciousness and due to community practices. These three principles have been pointed out as those which may contribute to the transformation of cities, having education as one of the main axis, governance with a sensitive and global look at the territory and the mobilization aimed at new beginnings, starting from the ones experienced. They are not occluded principles, on the contrary, they must be associated with other principles inherent to education, sustainability and the city. Lastly, these principles need to be analyzed, explored and expanded according to each reality, meanwhile they must be understood as possibilities for local and, consequently, global transformation.;
Palavras-chave Educação; Sustentabilidade; Cidades sustentáveis; Education; Sustainability; Sustainable cities;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-03-10;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9735;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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