Autor |
Andrade, Diandra dos Santos de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0810187256315771; |
Orientador |
Streck, Danilo Romeu; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2250864123409266; |
Co-orientador |
Abba, Maria Julieta; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/2495306840732131; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A presença de Paulo Freire nos cursos de licenciatura de uma Universidade do Vale do Sinos/RS: contribuições para uma formação humanizadora; |
Resumo |
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar a presença do pensamento de Paulo Freire nos cursos de licenciatura de uma universidade privada do Vale do Sinos, com base na análise de ementas de atividades acadêmicas compartilhadas entre os cursos e em entrevistas online com coordenadores e coordenadoras dos eixos de formação docente, bem como com professoras e professoras das atividades. Como objetivos específicos, buscou-se analisar o escopo teórico de obras de Paulo Freire – bem como de outros/as autores/as que dialogam com ele na perspectiva de uma educação humanizadora; identificar quais são os livros de Paulo Freire e quais são as temáticas abordadas (ou não), a partir da obra dele, pelos professores e professoras da instituição investigada; compreender quais são as contribuições da pedagogia freireana para a formação humanizadora dos sujeitos. A pesquisa baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin e nas obras de Paulo Freire, Demerval Saviani e Diniz-Pereira. Além disso, foram consultados documentos oficiais produzidos pelo Ministério da Educação e pela universidade investigada. Os resultados apontam que Paulo Freire apresenta-se como um autor indispensável para uma formação humanizadora, sobretudo porque contribui para a construção de práticas pedagógicas que contemplam o desenvolvimento da consciência crítica, a valorização dos saberes populares, o olhar respeitoso e cuidadoso com o/a outro/a; a abertura à escuta e ao diálogo, a rejeição de toda forma de discriminação e para problematizações a respeito da educação bancária.; |
Abstract |
Esta investigación cualitativa buscó indagar sobre la presencia del pensamiento de Paulo Freire en cursos de pregrado de una universidad privada en Vale do Sinos, a partir del análisis de menús de actividades académicas compartidos entre cursos y en entrevistas online con coordinadores, y coordinadoras de los ejes de formación docente, así como con profesores/as de las actividades. Como objetivos específicos, se buscó analizar el alcance teórico de la obra de Paulo Freire, así como el de otros autores/as que dialogan con él, en la perspectiva de una educación humanizadora; identificar cuáles son los libros de Paulo Freire y cuáles son los temas abordados (o no), a partir de su obra, por los profesores/as de la institución investigada; y comprender cuáles son los aportes de la pedagogía de Freire a la formación humanizadora de los sujetos. La investigación se basó en el análisis de contenido de Bardin y en los trabajos de Paulo Freire, Demerval Saviani y Diniz-Pereira. Además, se consultaron documentos oficiales producidos por el Ministerio de Educación de Brazil y la universidad investigada. Los resultados muestran que Paulo Freire se presenta como un actor indispensable para una formación humanizadora, principalmente porque contribuye a la construcción de prácticas pedagógicas que contemplan el desarrollo de la conciencia crítica, la valorización del saber popular, la mirada respetuosa y cuidadosa con el otro/otra; la apertura a la escucha y al diálogo, el rechazo a todas las formas de discriminación y problematizaciones sobre la educación bancaria.; |
Palavras-chave |
Paulo Freire; Licenciatura; Formação docente; Outros autores; Pensamento freireano; Otros autores; Formación docente; Pensamiento freireano; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-03-18; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9732; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |