Resumo:
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar a presença do pensamento de Paulo Freire nos cursos de licenciatura de uma universidade privada do Vale do Sinos, com base na análise de ementas de atividades acadêmicas compartilhadas entre os cursos e em entrevistas online com coordenadores e coordenadoras dos eixos de formação docente, bem como com professoras e professoras das atividades. Como objetivos específicos, buscou-se analisar o escopo teórico de obras de Paulo Freire – bem como de outros/as autores/as que dialogam com ele na perspectiva de uma educação humanizadora; identificar quais são os livros de Paulo Freire e quais são as temáticas abordadas (ou não), a partir da obra dele, pelos professores e professoras da instituição investigada; compreender quais são as contribuições da pedagogia freireana para a formação humanizadora dos sujeitos. A pesquisa baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin e nas obras de Paulo Freire, Demerval Saviani e Diniz-Pereira. Além disso, foram consultados documentos oficiais produzidos pelo Ministério da Educação e pela universidade investigada. Os resultados apontam que Paulo Freire apresenta-se como um autor indispensável para uma formação humanizadora, sobretudo porque contribui para a construção de práticas pedagógicas que contemplam o desenvolvimento da consciência crítica, a valorização dos saberes populares, o olhar respeitoso e cuidadoso com o/a outro/a; a abertura à escuta e ao diálogo, a rejeição de toda forma de discriminação e para problematizações a respeito da educação bancária.