Resumo:
A tese tem como temática Produção Científica em Políticas Públicas Educacionais
de Moçambique. Analisa 60 pesquisas científicas, sendo 43 dissertações e 17 teses, que
abordam temas sobre políticas educacionais, defendidas por moçambicanos pósgraduados titulados, no período de 2000 a 2018, explicita o desenvolvimento e as
principais tendências, evidenciando sua dinâmica no campo de pesquisa nesse recorte
temporal. Trata-se de um estudo do tipo Estado da Arte. Metodologicamente a pesquisa é
de carácter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Incorpora duas partes
fundamentais: a primeira contextualiza os três momentos históricos da sociedade
moçambicana (pré-colonial, colonial e pós-independência), passa em revista
especialmente o contexto histórico-político dos últimos dois momentos. Deu-se ênfase à
influência da política sobre a pesquisa produzida e referidas todas as metamorfoses da
educação, da pesquisa científica e da educação superior, que sucederam nos diferentes
momentos políticos. A segunda parte faz análise dos resumos das dissertações e teses
examinando os aspetos tratados, considerando as concepções, as abordagens e
tendências subjacentes. Uma pequena parte de casos em que o resumo não era
esclarecedor, foi feita uma leitura exploratória da introdução e das conclusões.
Determinamos as categorias temáticas das pesquisas que permitiram a visualização das
políticas educacionais proeminentes e mais analisadas entre os pesquisadores, quais
sejam: Políticas de Gestão Educacional; Políticas de Currículo; Políticas de Formação de
Professores; Políticas relativas aos Conselhos de Escola e, por último, as políticas
referentes às Oportunidades e Desigualdades Educacionais. Como parte integrante da
análise, no domínio desta pesquisa, foi gerado um Repositório Institucional encubado
pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde [de Moçambique]. Em conclusão,
percebemos que a pesquisa educacional em Moçambique esteve sempre permeada ao
meio ambiente e acompanhou disputas do poder político. Entre os resultados obtidos foi
possível notar ênfase nas concepções e nas tendências da pesquisa e de igual modo foi
possível perceber que todas as pesquisas trazem subsídios para ação e para a
intervenção no cenário da realidade da escola, na qualidade político-pedagógica e na
formação do sistema escolar. Junto às considerações finais, a pesquisa termina com uma
Metanálise – um movimento reflexivo de metacompreensão da pesquisa moçambicana
em políticas educacionais.