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Produção científica em políticas públicas educacionais de Moçambique

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metadataTrad.dc.contributor.author Muara, Julio Magido Velho;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9414007528405005;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Werle, Flávia Obino Corrêa;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Produção científica em políticas públicas educacionais de Moçambique;
metadataTrad.dc.description.resumo A tese tem como temática Produção Científica em Políticas Públicas Educacionais de Moçambique. Analisa 60 pesquisas científicas, sendo 43 dissertações e 17 teses, que abordam temas sobre políticas educacionais, defendidas por moçambicanos pósgraduados titulados, no período de 2000 a 2018, explicita o desenvolvimento e as principais tendências, evidenciando sua dinâmica no campo de pesquisa nesse recorte temporal. Trata-se de um estudo do tipo Estado da Arte. Metodologicamente a pesquisa é de carácter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Incorpora duas partes fundamentais: a primeira contextualiza os três momentos históricos da sociedade moçambicana (pré-colonial, colonial e pós-independência), passa em revista especialmente o contexto histórico-político dos últimos dois momentos. Deu-se ênfase à influência da política sobre a pesquisa produzida e referidas todas as metamorfoses da educação, da pesquisa científica e da educação superior, que sucederam nos diferentes momentos políticos. A segunda parte faz análise dos resumos das dissertações e teses examinando os aspetos tratados, considerando as concepções, as abordagens e tendências subjacentes. Uma pequena parte de casos em que o resumo não era esclarecedor, foi feita uma leitura exploratória da introdução e das conclusões. Determinamos as categorias temáticas das pesquisas que permitiram a visualização das políticas educacionais proeminentes e mais analisadas entre os pesquisadores, quais sejam: Políticas de Gestão Educacional; Políticas de Currículo; Políticas de Formação de Professores; Políticas relativas aos Conselhos de Escola e, por último, as políticas referentes às Oportunidades e Desigualdades Educacionais. Como parte integrante da análise, no domínio desta pesquisa, foi gerado um Repositório Institucional encubado pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde [de Moçambique]. Em conclusão, percebemos que a pesquisa educacional em Moçambique esteve sempre permeada ao meio ambiente e acompanhou disputas do poder político. Entre os resultados obtidos foi possível notar ênfase nas concepções e nas tendências da pesquisa e de igual modo foi possível perceber que todas as pesquisas trazem subsídios para ação e para a intervenção no cenário da realidade da escola, na qualidade político-pedagógica e na formação do sistema escolar. Junto às considerações finais, a pesquisa termina com uma Metanálise – um movimento reflexivo de metacompreensão da pesquisa moçambicana em políticas educacionais.;
metadataTrad.dc.description.abstract The thesis has as its theme the Scientific Production in Public Educational Policies of Mozambique. The research analyzes 60 scientific works, being 43 dissertations and 17 thesis, which approach themes on educational policies, defended by Mozambican with postgraduate degree, in the period of 2000 and 2018, explaining the development and the main trends, evidencing its dynamics in the research field in this time frame. It is a study that has to do with State-of-the-art. Methodologically the research is of descriptiveexploratory character with qualitative approach. Incorporates two fundamental parts: the first contextualize the three historical moments of Mozambican society (pre-colonial, colonial and post-independence), it looks especially at political-historic context of the last two moments. It was emphasized the political influence on the produced research and mentioned all the education metamorphoses, of scientific research and of higher education of that followed in different political moments. The second part analyses the dissertations and thesis summaries examining the discussed aspects, considering the conceptions, approaches and subjacent tendencies. A few part of the cases where the summary was not clear, was done the exploratory reading of introduction and conclusions. We determinate the thematic categories of researches which will permit the visualization of the prominent educational policies and the more analyzed by the researchers, which may be: Educational Management Policies; Teacher’s Training Policies; Policies related to School councils and, finally, the policies regarding to the opportunities and educational inequality. As the integrated part of analysis, in the domain of this research, it was created an Institutional repertoire charged by High Institute of Health Science [Mozambique]. In conclusion, we perceive that the Educational Research in Mozambique it was always permeated by the environment and accompanied by the disputes of Political Power. Among the obtained results it was possible to see the emphases in the research conceptions and tendencies and in equal way it was possible to perceive that all the researches bring subsidies for the action and intervention in the reality scenery of school, in political- pedagogic quality and in the formation of school system. Together in the final considerations, the research ends with meta-analysis – a reflexive movement of metacomprehension of Mozambican Research in Educational policies.;
metadataTrad.dc.subject Pesquisa em educação; Estado da arte; Metanálise; Education research; State-of-the-art; Meta-analysis;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-12-17;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9512;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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