Autor |
Muara, Julio Magido Velho; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9414007528405005; |
Orientador |
Werle, Flávia Obino Corrêa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8006653453139072; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Produção científica em políticas públicas educacionais de Moçambique; |
Resumo |
A tese tem como temática Produção Científica em Políticas Públicas Educacionais
de Moçambique. Analisa 60 pesquisas científicas, sendo 43 dissertações e 17 teses, que
abordam temas sobre políticas educacionais, defendidas por moçambicanos pósgraduados titulados, no período de 2000 a 2018, explicita o desenvolvimento e as
principais tendências, evidenciando sua dinâmica no campo de pesquisa nesse recorte
temporal. Trata-se de um estudo do tipo Estado da Arte. Metodologicamente a pesquisa é
de carácter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Incorpora duas partes
fundamentais: a primeira contextualiza os três momentos históricos da sociedade
moçambicana (pré-colonial, colonial e pós-independência), passa em revista
especialmente o contexto histórico-político dos últimos dois momentos. Deu-se ênfase à
influência da política sobre a pesquisa produzida e referidas todas as metamorfoses da
educação, da pesquisa científica e da educação superior, que sucederam nos diferentes
momentos políticos. A segunda parte faz análise dos resumos das dissertações e teses
examinando os aspetos tratados, considerando as concepções, as abordagens e
tendências subjacentes. Uma pequena parte de casos em que o resumo não era
esclarecedor, foi feita uma leitura exploratória da introdução e das conclusões.
Determinamos as categorias temáticas das pesquisas que permitiram a visualização das
políticas educacionais proeminentes e mais analisadas entre os pesquisadores, quais
sejam: Políticas de Gestão Educacional; Políticas de Currículo; Políticas de Formação de
Professores; Políticas relativas aos Conselhos de Escola e, por último, as políticas
referentes às Oportunidades e Desigualdades Educacionais. Como parte integrante da
análise, no domínio desta pesquisa, foi gerado um Repositório Institucional encubado
pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde [de Moçambique]. Em conclusão,
percebemos que a pesquisa educacional em Moçambique esteve sempre permeada ao
meio ambiente e acompanhou disputas do poder político. Entre os resultados obtidos foi
possível notar ênfase nas concepções e nas tendências da pesquisa e de igual modo foi
possível perceber que todas as pesquisas trazem subsídios para ação e para a
intervenção no cenário da realidade da escola, na qualidade político-pedagógica e na
formação do sistema escolar. Junto às considerações finais, a pesquisa termina com uma
Metanálise – um movimento reflexivo de metacompreensão da pesquisa moçambicana
em políticas educacionais.; |
Abstract |
The thesis has as its theme the Scientific Production in Public Educational Policies
of Mozambique. The research analyzes 60 scientific works, being 43 dissertations and 17
thesis, which approach themes on educational policies, defended by Mozambican with
postgraduate degree, in the period of 2000 and 2018, explaining the development and the
main trends, evidencing its dynamics in the research field in this time frame. It is a study
that has to do with State-of-the-art. Methodologically the research is of descriptiveexploratory character with qualitative approach. Incorporates two fundamental parts: the
first contextualize the three historical moments of Mozambican society (pre-colonial,
colonial and post-independence), it looks especially at political-historic context of the last
two moments. It was emphasized the political influence on the produced research and
mentioned all the education metamorphoses, of scientific research and of higher
education of that followed in different political moments. The second part analyses the
dissertations and thesis summaries examining the discussed aspects, considering the
conceptions, approaches and subjacent tendencies. A few part of the cases where the
summary was not clear, was done the exploratory reading of introduction and conclusions.
We determinate the thematic categories of researches which will permit the visualization
of the prominent educational policies and the more analyzed by the researchers, which
may be: Educational Management Policies; Teacher’s Training Policies; Policies related to
School councils and, finally, the policies regarding to the opportunities and educational
inequality. As the integrated part of analysis, in the domain of this research, it was created
an Institutional repertoire charged by High Institute of Health Science [Mozambique]. In
conclusion, we perceive that the Educational Research in Mozambique it was always
permeated by the environment and accompanied by the disputes of Political Power.
Among the obtained results it was possible to see the emphases in the research
conceptions and tendencies and in equal way it was possible to perceive that all the
researches bring subsidies for the action and intervention in the reality scenery of school,
in political- pedagogic quality and in the formation of school system. Together in the final
considerations, the research ends with meta-analysis – a reflexive movement of metacomprehension of Mozambican Research in Educational policies.; |
Palavras-chave |
Pesquisa em educação; Estado da arte; Metanálise; Education research; State-of-the-art; Meta-analysis; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2020-12-17; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9512; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |