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A aprendizagem organizacional na educação profissional no Brasil

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Autor Dalmina, Rute Rosângela;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4445902057994073;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A aprendizagem organizacional na educação profissional no Brasil;
Resumo Esta pesquisa analisa como o conceito de aprendizagem foi sendo reelaborado no mundo do trabalho olhando a Educação e o campo dos Estudos Organizacionais em três períodos, a saber: 1950-1989, 1990-1999 e 2000-2010. Para isso, foram utilizados como material empírico 60 anos de Relatórios do SENAC/SC e três documentos produzidos pela OIT e CINTERFOR, a partir dos quais é possível evidenciar como os encaminhamentos desses órgãos são difundidos na Educação Profissional, alterando significativamente o perfil do trabalhador exigido pelo mercado de trabalho em cada período analisado. As análises dos documentos mostram que, no período de 1950-1989, a vinculação entre o conhecimento, a aplicação desses saberes e o saber fazer eram características marcantes da educação profissional. A formação tecnicista garantiu, por quase todos esses anos, uma formação profissional amparada no conhecimento técnico, cujo sentido era a inserção produtiva dos trabalhadores no mundo do trabalho. Observo, no decorrer desse período, que pequenas mudanças começam a ocorrer nas formas de ensino. Surgem as parcerias com empresas, as aulas práticas em ambientes comerciais, que passam mostrar uma utilidade diferenciada para a formação. Subsequente, no período de 1990-1999 a educação profissional se voltará ao ensino de competências como um pilar para a empregabilidade. Com o forte incentivo ao desenvolvimento de competências, vejo surgir uma nova lógica de formação profissional, que supera a formação baseada no tecnicismo devido às demandas da sociedade industrial, acentuando, a partir da modernização produtiva, uma lógica de formação que visa articular competências individuais do trabalhador aos interesses de mercado. Durante esse período, a OIT e CINTERFOR trabalham ativamente para consolidar junto às instituições de formação profissional as certificações e validações de competências via itinerários de formação profissional. No último período, 2000-2010, é analisada a Aprendizagem Organizacional (AO) como mobilizadora do Homo œconomicus aptatus. Neste último período, vejo o modelo de formação profissional sendo substituído pelas certificações de experiências adquiridas e a aprendizagem no local de trabalho como parte fundamental da formação ao longo da vida. Defendo a Tese de que o atual modelo de formação profissional, baseado em certificações e validações de competências (entendam-se experiências adquiridas) mobilizadas pela AO, empreende, ao final, um trabalhador sem conhecimento e sem profissão, apenas com competências mínimas para se adaptar ao mercado de trabalho e sobreviver.;
Abstract This research analyzes how the concept of learning was being reworked the labor, looking Education and the field of Organizational Studies, considering three periods: 1950-1989, 1990-1999 and 2000-2010. For this purpose, 60 years of SENAC/SC Reports and three documents from OIT and CINTERFORT were used as empirical material, from which it is possible to show how the referrals instruments are disseminated in Professional Education, changing the profile of the worker required by the labor market, in each period analyzed. The analysis of the documents shows that from the 1950-1989 period, the link between knowledge, the application of this knowledge and know-how were outstanding characteristics of professional education. The technician training ensured for almost all these years, a professional training trimmed in technical knowledge, whose meaning was the productive insertion of workers in the world of work. During this period, we can observe that small changes begin to occur in the forms of teaching. Partnerships with companies emerge, practical classes in commercial environments that have a different use for training. Subsequently, between 1990-1999, the vocational education will focus on teaching skills as a pillar for employability. With the strong incentive to develop skills, I see the emergence of a new logic of professional training, which overcomes training based on technicality due to the demands of industrial society, emphasizing, from productive modernization, a logic of training that aims to articulate individual skills of the worker to market interests. During this period, the ILO and CINTERFOR actively work to consolidate with vocational training institutions the certifications and validations of competences through career training itineraries. In the last period, 2000-2010, Organizational Learning (AO) is analyzed as a mobilizer of Homo œconomicus aptatus. In the latter period, I see the vocational training model being replaced by the certifications of acquired experience and learning in the workplace as a fundamental part of lifelong learning. The thesis is defended that the current model of professional training, based on certifications and validations of competences (understood experiences acquired) mobilized by AO, in the end, undertakes a worker without knowledge and without profession, with only minimal skills to adapt to the job market and survive.; Esta investigación analiza cómo se estaba reelaborando el concepto de aprendizaje en el mundo del trabajo mirando la Educación y el campo de los Estudios Organizacionales en tres períodos, a saber: 1950-1989, 1990-1999 y 2000-2010. Para ello, se utilizaron como material empírico 60 años de Informes SENAC/SC y tres documentos elaborados por OIT y CINTERFOR, a partir de los cuales es posible mostrar cómo se difunden los referidos de estos organismos en Educación Profesional, cambiando significativamente el perfil del trabajador requerido por el mercado laboral en cada período analizado. El análisis de los documentos muestra que, en el período 1950-1989, el vínculo entre el conocimiento, la aplicación de este conocimiento y el saber hacer fueron características destacadas de la formación profesional. La formación de los técnicos aseguró, durante casi todos estos años, la formación profesional sustentada en los conocimientos técnicos, cuyo significado fue la inserción productiva de los trabajadores en el mundo del trabajo. Durante esse período, se observa que comienzan a producirse pequeños cambios en las formas de enseñanza. Surgen alianzas con empresas, clases prácticas en entornos comerciales, que muestran una utilidad diferente para la formación. Posteriormente, en el período 1990-1999, la formación profesional se centrará en la docencia de competencias como pilar de la empleabilidad. Con el fuerte incentivo al desarrollo de habilidades, hemos visto una nueva lógica de formación profesional, que supera la formación basada en el tecnicismo debido a las exigencias de la sociedad industrial, enfatizando, desde la modernización productiva, una lógica de formación que tiene como objetivo articular las competencias individuales de la trabajador a los intereses del mercado. Durante este período, la OIT y CINTERFOR están trabajando activamente para consolidar las certificaciones y validaciones de competencias con instituciones de formación profesional a través de itinerarios de formación profesional. En el último período, 2000- 2010, aprendizaje organizacional (AO) se analiza como un movilizador del Homo œconomicus aptatus. En este último período, el modelo de formación profesional está siendo sustituido por las certificaciones de experiencias adquiridas y aprendizajes en el ámbito laboral como parte fundamental de la formación permanente. La tesis se defiende que el modelo actual de formación profesional, basado en certificaciones y validaciones de competencias (entender experiencias adquiridas) movilizadas por la AO, al final, emprende a un trabajador sin conocimientos y sin profesión, con tan sólo unas mínimas habilidades para adaptarse al mercado laboral y sobrevivir.;
Palavras-chave Educação profissional e tecnológica; Mercado de trabalho; Saber fazer; Competências; Aprendizagem organizacional; Professional and technological education; Labor market; Know how to do; Skills; Organizational learning; Educación profesional y tecnológica; Mercado de trabajo; Saber hacer; Habilidades; Aprendizaje organizacional;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-10-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9492;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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