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Educação permanente em saúde mental : processos formativos na perspectiva da reabilitação psicossocial

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Autor Ottonelli, Juliana Cerutti;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2130374660582317;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação permanente em saúde mental : processos formativos na perspectiva da reabilitação psicossocial;
Resumo A presente Tese trata da educação permanente em saúde na perspectiva da saúde mental, a partir de uma inspiração foucaultiana. Buscou-se problematizar a formação dos profissionais de saúde mental no cotidiano dos seus serviços a partir das alterações da Reforma Psiquiátrica brasileira, tendo como recorte temporal o período de 1987 a 2019 por comporem o quadro político na área. Para tanto, foi realizada uma análise documental das Conferências Nacionais de Saúde Mental, da Política Nacional de Saúde Mental e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Decorrentes de tal procedimento foram criadas duas categorias de análise que tratam da possibilidade da construção de uma educação psicossocial engajada nos processos de reabilitação psicossocial, e das tecnologias de governamento que são operadas na formação em saúde mental. As análises permitiram perceber que a construção de um novo lugar social para o sofrimento psíquico permite a autogestão do tratamento e consequentemente, das condutas referentes aos processos reabilitadores, que se dão por meio da inserção no trabalho e do fortalecimento dos laços sociais do sujeito com sofrimento psíquico, bem como a gestão e a responsabilização pela própria saúde e de seus riscos pelas equipes de saúde e pelos próprios usuários dos serviços de saúde mental. Conclui-se a pesquisa afirmando que, os discursos gestores, presentes nas políticas, atuam com o intuito de desenvolver nos indivíduos envolvidos na área, habilidades de autonomia e responsabilização pelas as suas ações em atividades ocupacionais e sociais da vida, o que faz defender a Tese que, as políticas de saúde mental e de educação permanente em saúde ao operarem por meio de estratégias gestoras ativam, tanto nos profissionais quanto nos sujeitos com sofrimento psíquico, competências de autocondução de acordo com o princípio de autonomia.;
Abstract The present Thesis deals with continuing education in health from the perspective of mental health, from a Foucaultian inspiration. It aimed at problematizing mental health professionals' daily formation in their services, based on the changes in the Brazilian Psychiatric Reform, with a temporal cut-off period from 1987 to 2019, as they are part of the political framework in the field. Therefore, a documentary analysis of National Conferenceson Mental Health, National Policyon Mental Health and National Policyon Permanent Health Education was performed. As a result of such procedure, two categories of analysis were created, dealing with the possibility of building a psychosocial education engaged in psychosocial rehabilitation processes and governance technologies that are operated in mental health training. The analyses allowed for there alization that the construction of a new social place for psychic suffering allows for self-management of treatment and, consequently, of behaviors related to rehabilitating processes, which take place through insertion into work and strengthening of the subject's social bonds with psychic suffering, as well as management and responsibility for his/her own health and risks by health teams and by the users of mental health services themselves. The research concludes bystating that the management speeches, present in the policies, act with the purpose of developing in the individuals involved in the field, abilities of autonomy and accountability for their actions in occupational and social activities of life, which makes the Thesis defend that, the policies of mental health and permanent education in health when operating through management strategies activate, both in professionals and subjects with psychic suffering, self-conducting competences according to principle of autonomy.;
Palavras-chave Educação permanente em saúde; Saúde mental; Reabilitação psicossocial; Governamento; Gestão; Autonomia; Permanent health education; Mental health; Psychosocial rehabilitation; Governance; Management; Autonomy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-09-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9491;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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