Resumo:
Este estudo teve como objetivo comparar os indicadores de desempenho do
modelo de responsabilidade social com o plano de desenvolvimento institucional das
universidades. Para tanto, foi feito uma descrição da responsabilidade social
universitária com um estudo bibliométrico e revisão da literatura que culminou na
escolha do modelo que seria utilizado para dar sustentação às análises. A
investigação, de cunho descritivo-analítico e documental, versa sobre a
responsabilidade social que se desenvolve nas universidades brasileiras, em especial,
nas universidades da região sul, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável da Agenda 2030. Para entender o grau de desenvolvimento da
responsabilidade social universitária com base nos objetivos de desenvolvimento, foi
utilizado o modelo da União de Responsabilidade Social Universitária da América
Latina e Caribe que se constitui de 12 categorias que reúnem 66 indicadores de
responsabilidade social, os quais permitem avaliar se uma instituição de educação
superior é socialmente responsável. Para tanto, foram selecionadas cinco
universidades da região sul do Brasil (FURB, PUCRS, UDESC, UFPR e
UNICESUMAR) as quais se diferem quanto à sua natureza administrativa. A
abordagem qualitativa foi utilizada para a investigação, juntamente com a análise
documental por meio da técnica de análise de conteúdo. Ficou evidenciado que as
práticas das universidades em relação à responsabilidade social não estão totalmente
aderentes ao modelo utilizado. No entanto aderem, parcialmente, a estes mesmos
indicadores, possibilitando o cumprimento da missão da universidade na promoção
da produção e difusão do conhecimento no âmbito da educação superior na região
sul do Brasil.