Autor |
Almeida, Adilson José de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2483438516636339; |
Orientador |
Corsetti, Berenice; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7405584392319464; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Responsabilidade social universitária no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentável em universidades da Região Sul do Brasil; |
Resumo |
Este estudo teve como objetivo comparar os indicadores de desempenho do
modelo de responsabilidade social com o plano de desenvolvimento institucional das
universidades. Para tanto, foi feito uma descrição da responsabilidade social
universitária com um estudo bibliométrico e revisão da literatura que culminou na
escolha do modelo que seria utilizado para dar sustentação às análises. A
investigação, de cunho descritivo-analítico e documental, versa sobre a
responsabilidade social que se desenvolve nas universidades brasileiras, em especial,
nas universidades da região sul, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável da Agenda 2030. Para entender o grau de desenvolvimento da
responsabilidade social universitária com base nos objetivos de desenvolvimento, foi
utilizado o modelo da União de Responsabilidade Social Universitária da América
Latina e Caribe que se constitui de 12 categorias que reúnem 66 indicadores de
responsabilidade social, os quais permitem avaliar se uma instituição de educação
superior é socialmente responsável. Para tanto, foram selecionadas cinco
universidades da região sul do Brasil (FURB, PUCRS, UDESC, UFPR e
UNICESUMAR) as quais se diferem quanto à sua natureza administrativa. A
abordagem qualitativa foi utilizada para a investigação, juntamente com a análise
documental por meio da técnica de análise de conteúdo. Ficou evidenciado que as
práticas das universidades em relação à responsabilidade social não estão totalmente
aderentes ao modelo utilizado. No entanto aderem, parcialmente, a estes mesmos
indicadores, possibilitando o cumprimento da missão da universidade na promoção
da produção e difusão do conhecimento no âmbito da educação superior na região
sul do Brasil.; |
Abstract |
The purpose of this study was to compare the model’s performance indicators with the
institutional development plan from the universities, verifying how close or how far they
are from the social responsibility model. For this purpose, a description of the
unniversity social responsibility was conducted with a bibliometric study and literature
review that resulted in the choice of the model that would be used to support the
analyses. This research, of descriptive-analytical and documental nature, addresses
the social responsibility that is being developed in Brazilian universities, especially in
the southern region, in the context of the Sustainable Development Goals of the 2030
Agenda. In order to understand the development level of the academic social
responsibility based on development goals, the Union of University Social
Responsibility of Latin America and the Caribbean model was used, which consists of
12 goals and 66 performance indicators that allow the profile of a higher education
institution to be outlined. Thus, five universities were selected in the southern region
of Brazil (FURB, PUCRS, UDESC, UFPR and UNICESUMAR) were selected, which
differ in their administrative nature. The qualitative approach was used for the
investigation, with a documental analysis by means of the content analysis technique.
After the analysis, it became evident that the universities practices related to social
responsibility are not fully adhered with the model used, however they partially adhere
to these same indicators, making it possible to fulfill the university's mission in
promoting the production and dissemination of knowledge in the field of education
higher in southern Brazil.; |
Palavras-chave |
Responsabilidade social; Universidades brasileiras da região sul; Políticas educacionais; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Agenda 2030; Social responsability; Brazilian universities in the southern region; Educational policies; Sustainable development goals; Agenda 2030; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2020-09-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9486; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |