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Responsabilidade social universitária no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentável em universidades da Região Sul do Brasil

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Autor Almeida, Adilson José de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2483438516636339;
Orientador Corsetti, Berenice;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Responsabilidade social universitária no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentável em universidades da Região Sul do Brasil;
Resumo Este estudo teve como objetivo comparar os indicadores de desempenho do modelo de responsabilidade social com o plano de desenvolvimento institucional das universidades. Para tanto, foi feito uma descrição da responsabilidade social universitária com um estudo bibliométrico e revisão da literatura que culminou na escolha do modelo que seria utilizado para dar sustentação às análises. A investigação, de cunho descritivo-analítico e documental, versa sobre a responsabilidade social que se desenvolve nas universidades brasileiras, em especial, nas universidades da região sul, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Para entender o grau de desenvolvimento da responsabilidade social universitária com base nos objetivos de desenvolvimento, foi utilizado o modelo da União de Responsabilidade Social Universitária da América Latina e Caribe que se constitui de 12 categorias que reúnem 66 indicadores de responsabilidade social, os quais permitem avaliar se uma instituição de educação superior é socialmente responsável. Para tanto, foram selecionadas cinco universidades da região sul do Brasil (FURB, PUCRS, UDESC, UFPR e UNICESUMAR) as quais se diferem quanto à sua natureza administrativa. A abordagem qualitativa foi utilizada para a investigação, juntamente com a análise documental por meio da técnica de análise de conteúdo. Ficou evidenciado que as práticas das universidades em relação à responsabilidade social não estão totalmente aderentes ao modelo utilizado. No entanto aderem, parcialmente, a estes mesmos indicadores, possibilitando o cumprimento da missão da universidade na promoção da produção e difusão do conhecimento no âmbito da educação superior na região sul do Brasil.;
Abstract The purpose of this study was to compare the model’s performance indicators with the institutional development plan from the universities, verifying how close or how far they are from the social responsibility model. For this purpose, a description of the unniversity social responsibility was conducted with a bibliometric study and literature review that resulted in the choice of the model that would be used to support the analyses. This research, of descriptive-analytical and documental nature, addresses the social responsibility that is being developed in Brazilian universities, especially in the southern region, in the context of the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda. In order to understand the development level of the academic social responsibility based on development goals, the Union of University Social Responsibility of Latin America and the Caribbean model was used, which consists of 12 goals and 66 performance indicators that allow the profile of a higher education institution to be outlined. Thus, five universities were selected in the southern region of Brazil (FURB, PUCRS, UDESC, UFPR and UNICESUMAR) were selected, which differ in their administrative nature. The qualitative approach was used for the investigation, with a documental analysis by means of the content analysis technique. After the analysis, it became evident that the universities practices related to social responsibility are not fully adhered with the model used, however they partially adhere to these same indicators, making it possible to fulfill the university's mission in promoting the production and dissemination of knowledge in the field of education higher in southern Brazil.;
Palavras-chave Responsabilidade social; Universidades brasileiras da região sul; Políticas educacionais; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Agenda 2030; Social responsability; Brazilian universities in the southern region; Educational policies; Sustainable development goals; Agenda 2030;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-09-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9486;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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