Autor |
Rodrigues, Poline Czizewski; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5062573220029045; |
Orientador |
Klaus, Viviane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8988903289836641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
(Re)invenção do currículo na educação infantil: um estudo sobre o binômio “experiência” e “organização espaçotemporal; |
Resumo |
Esta dissertação investiga de que modo o binômio experiência e organização espaçotemporal pode contribuir para a (re)invenção do currículo da Educação Infantil em tempos de aceleração da infância. Por meio da análise documental dos três primeiros episódios do documentário O Começo da Vida, de Estela Renner, buscou-se descrever analiticamente as possíveis contribuições do referido binômio para a reinvenção curricular pretendida. O documentário apresenta uma abordagem multidisciplinar da infância, abordando a junção de diferentes atores e pesquisas que tratam do desenvolvimento infantil e das relações entre ensino e aprendizagem, sempre buscando desmistificar as ideias dominantes nos discursos sobre infância e Educação Infantil. O material empírico e o referencial teórico possibilitaram o desdobramento do estudo a partir das seguintes questões: de que modo alguns estudos desenvolvidos na área da Educação Infantil concebem a organização dos tempos/espaços e a experiência? Quais as implicações das concepções de experiência e organização espaçotemporal para o trabalho educativo na Educação Infantil? De que forma as discussões acerca da primeira infância feitas em áreas diversas do conhecimento, como as apresentadas no documentário, podem contribuir para a Educação Infantil? Tais questões foram agenciadas em favor da reflexão acerca dos deslocamentos necessários para uma adequação do currículo da Educação Infantil ao contexto contemporâneo, marcado pela aceleração da infância. O estudo adensou as discussões sobre o binômio experiência e organização espaçotemporal em diferentes seções do trabalho que versaram sobre: a historicidade da infância e as funções da Educação Infantil; transformações da sociedade contemporânea e suas implicações para a Educação Infantil; a potência da escola enquanto um lugar de tempo livre (e, ao mesmo tempo, intencionalmente pensado), de desenvolvimento, de exercício de pensamento e de descobertas; o currículo, a experiência e a organização espaçotemporal. A investigação utilizou como procedimento metodológico a análise documental. A pesquisa evidenciou a importância de a criança aprender sobre o mundo ativamente, por meio da experiência, observando, tateando, testando e, principalmente, imaginando e criando. Nesse sentido, a ação repetida é de suma importância para o aprendizado e reafirma o potencial pedagógico da rotina. Além disso, a obra audiovisual e o referencial teórico estudado corroboram a importância do contexto temporal-espacial ao salientarem o papel positivo do ambiente, da mediação e da interação social para o desenvolvimento infantil. Sendo assim, foi possível apontar um conjunto de princípios como pontos de partida que expressam os fundamentos teóricos relacionados ao binômio experiência e organização espaçotemporal; são eles: (i) a criança, por mais jovem que seja, não é tábula rasa a ser preenchida de conhecimentos, saberes e competências; (ii) é necessário permitir que a criança erre, falhe e repita, ou seja, experiencie; (iii) é essencial a clareza do papel do professor enquanto aquele que organiza, de modo intencional e comprometido, experiências significativas de aprendizagem; (iv) as experiências dos primeiros anos de vida são insubstituíveis; (v) educar e cuidar são atividades de ensino indissociáveis na Educação Infantil; (vi) há necessidade de que a escola realize um mapeamento das convergências e distanciamentos entre a rotina que as crianças têm em casa e os objetivos da escola quanto à organização da rotina institucional; (vii) a família é forte influenciadora do processo de aprendizagem, tanto oferecendo elementos de positividade quanto interferindo negativamente no processo; (viii) é preciso oferecer às crianças todos os subsídios para o manuseio consciente das ferramentas digitais; (ix) é necessário conceber as categorias tempo, espaço e rotina para além da mera organização institucional. Finaliza-se a investigação salientando-se que a discussão não se esgota nesses princípios que foram detalhados ao longo do estudo; mas acreditando-se que eles podem oferecer avanços significativos para a reinvenção do currículo da Educação Infantil em tempos de aceleração da infância.; |
Abstract |
This dissertation investigates the way the experience and space-time organization binomial can contribute to the (re)invention of curriculum in Primary Education in times of acceleration of childhood. By means of a documentary analysis of the first three episodes of the documentary series The Beginning of Life, by Estela Renner, the study sought to analytically describe the possible contributions of the aforementioned binomial for the intended curricular reinvention. The documentary presents a multidisciplinary approach of childhood, making a combination of different agents and researches that explore children development and the relations between education and learning, always seeking to demystify the dominant ideas in discourses on childhood and Primary Education. The empirical material and the theoretical framework made possible the unfolding of the study from the following questions: How some studies developed in the area of the Primary Education conceive the organization of times/spaces and experience? What are the implications of the conceptions of experience and space-time organization for educational work in Primary Education? How discussions concerning early childhood conducted in diverse knowledge areas, as the ones presented in the documentary, can contribute to Primary Education? Such questions were prompted for a reflection concerning the necessary displacements for an adequacy of the curriculum to the contemporary context in Primary Education, characterized by the acceleration of childhood. The study deepened discussions on the experience and space-time organization binomial in different sections of the dissertation, which approached: the historicity of childhood and the functions of Primary Education; transformations of the contemporary society and its implications for Primary Education; the power of schools as places of free time (and, at the same time, as intentionally designed environments), of development, exercise of thought and discoveries; the curriculum, the experience and the space-time organization. The investigation used as methodological procedure the documentary analysis. The research showed the importance for children to learn actively about the world, by means of experience, observing, touching, testing, and, mainly, imagining and creating. In this sense, repeated actions are of utmost importance for learning and reaffirms the pedagogical potential of routine. Moreover, the documentary and the studied theoretical framework corroborate the importance of space-time context when pointing the positive role of environment, mediation, and social interaction for children development. Therefore, it was possible to point a set of principles as starting points that express the theoretical postulates related to the experience and space-time organization binomial; they are the following: (i) children, although very young, are not blank slates to be filled with knowledge, information and abilities; (ii) it is necessary to allow children to make mistakes, to fail and to repeat, that is, to gain experience; (iii) the clearness concerning the role of teachers as the ones that organize, in an intentional and compromised way, significant learning experiences is essential; (iv) the experiences of the first years of life are irreplaceable; (v) to educate and to take care are indissociable activities in Primary Education; (vi) it is necessary that schools map the convergences and the distancing between the routine that children have in their houses and the objectives of schools concerning the organization of the institutional routine; (vii) the family is a strong influencer of the learning process, offering positivity elements or negatively intervening with the process; (viii) it is necessary to offer to children all inputs for the conscientious handling of digital tools; (ix) it is necessary to conceive the categories of time, space and routine beyond the mere institutional organization. This dissertation concludes that this discussion does not end in the principles detailed throughout the study; but it is believed that they can offer significant advances for the reinvention curriculum in Primary Education in times of acceleration of childhood.; |
Palavras-chave |
Experiência; Tempo e espaço; Currículo; Educação infantil; Experience; Time and space; Curriculum; Primary education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-08-14; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9403; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |