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Autor Ribeiro, Saulo Eduardo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1299361493966549;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A cidade como rede conectiva de educação cidadã;
Resumo Esta pesquisa parte do problema da perda da função operatória da palavra "cidadania”. Esse desgaste tem levado a dificuldades em relação as práticas de educação cidadã na contemporaneidade, problematizadas pelas novas formas de uso e apropriação dos espaços, não apenas físicos e analógicos, mas virtuais e digitais, ou melhor, híbridos. O objetivo geral da tese consistiu na busca de uma atualização do conceito de cidadania, através da apresentação de uma concepção de cidade como rede conectiva transgeográfica de educação cidadã. Trata-se de um processo de investigação inspirado no método cartográfico de pesquisa-intervenção, na cartografia das controversas e no método de revisão realista. O campo empírico da pesquisa constituiu-se de maneira transversal, onde ocorreram o desenvolvimento das atividades de dois projetos; um de pesquisa acadêmica, desenvolvido no contexto da Universidade e no âmbito do ensino fundamental; e outro de ação social corporativa, desenvolvido no contexto de uma das empresas do parque tecnológico da Unisinos e no âmbito do ensino médio. Buscou-se investigar e analisar a relação de distinção entre os dois projetos no que se refere aos regimes cognitivos que nortearam as práticas educacionais de ambos no âmbito das instituições escolares onde foram desenvolvidos. A análise desses efeitos levou a necessidade de verificar em que medida os projetos contribuíram para a entrada dos atores envolvidos na ecologia cognitiva do ciberespaço. A partir dessas experiências e análises dos dados produzidos, apresenta-se alguns elementos que podem colaborar para a realização de práticas pedagógicas inovadoras, que contribuam para a inclusão ativa da comunidade escolar na cultura digital. Apresenta-se uma proposta de educação cidadã por meio da articulação entre ciberespaço e territorialidade, que promova a educação cidadã e o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, humanas, sustentáveis, criativas, educadoras e inclusivas, mediante sensorização participativa e monitoramento colaborativo, baseado em ciência cidadã e gamificação, através de jogos locativos como o geocaching, cibridizando a cidade e o exercício da cidadania.;
Abstract This research starts with the problem of the loss of the operative function of the word "citizenship." This wear and tear have led to difficulties in contemporary citizen education practices, problematized by the new forms of use and appropriation of spaces, not only physical and analogical, but virtual and digital, or better, hybrids. The general objective of the thesis was the search for an update of the concept of citizenship, through the presentation of a concept of the city as a transgeographic connective network of citizen education. It is an investigation process inspired by the cartographic method of research-intervention, in the cartography of the controversies and the realistic review method. The empirical field of research was constituted in a transversal way, where the activities of two projects took place; one for academic research, developed in the context of the University and within the scope of elementary education; and another for corporate social action, developed in the context of one of the companies in the Unisinos technology park and within the scope of high school. We sought to investigate and analyze the distinction between the two projects about the cognitive regimes that guided the educational practices of both within the school institutions where they were developed. The analysis of these effects led to the need to verify to what extent the projects contributed to the entry of the actors involved in the cognitive ecology of cyberspace. From these experiences and analysis of the data produced, some elements are presented that can collaborate for the realization of innovative pedagogical practices, which contribute to the active inclusion of the school community in the digital culture. A proposal for citizen education is presented through the articulation between cyberspace and territoriality, which promotes civic education and the development of smarter, humane, sustainable, creative, educative and inclusive cities, through participatory sensing and collaborative monitoring, based on citizen science and gamification, through locative games such as geocaching, cibridizing the city and the exercise of citizenship.;
Palavras-chave Educação cidadã; Educação digital; Cidades inteligentes; Jogos locativos; Ciência cidadã; Citizen education; Digital education; Smart cities; Location-based games; Citizen science;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-04-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9368;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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