Abstract:
Esta pesquisa parte do problema da perda da função operatória da palavra "cidadania”. Esse desgaste tem levado a dificuldades em relação as práticas de educação cidadã na contemporaneidade, problematizadas pelas novas formas de uso e apropriação dos espaços, não apenas físicos e analógicos, mas virtuais e digitais, ou melhor, híbridos. O objetivo geral da tese consistiu na busca de uma atualização do conceito de cidadania, através da apresentação de uma concepção de cidade como rede conectiva transgeográfica de educação cidadã. Trata-se de um processo de investigação inspirado no método cartográfico de pesquisa-intervenção, na cartografia das controversas e no método de revisão realista. O campo empírico da pesquisa constituiu-se de maneira transversal, onde ocorreram o desenvolvimento das atividades de dois projetos; um de pesquisa acadêmica, desenvolvido no contexto da Universidade e no âmbito do ensino fundamental; e outro de ação social corporativa, desenvolvido no contexto de uma das empresas do parque tecnológico da Unisinos e no âmbito do ensino médio. Buscou-se investigar e analisar a relação de distinção entre os dois projetos no que se refere aos regimes cognitivos que nortearam as práticas educacionais de ambos no âmbito das instituições escolares onde foram desenvolvidos. A análise desses efeitos levou a necessidade de verificar em que medida os projetos contribuíram para a entrada dos atores envolvidos na ecologia cognitiva do ciberespaço. A partir dessas experiências e análises dos dados produzidos, apresenta-se alguns elementos que podem colaborar para a realização de práticas pedagógicas inovadoras, que contribuam para a inclusão ativa da comunidade escolar na cultura digital. Apresenta-se uma proposta de educação cidadã por meio da articulação entre ciberespaço e territorialidade, que promova a educação cidadã e o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, humanas, sustentáveis, criativas, educadoras e inclusivas, mediante sensorização participativa e monitoramento colaborativo, baseado em ciência cidadã e gamificação, através de jogos locativos como o geocaching, cibridizando a cidade e o exercício da cidadania.