Autor |
Silva, Denilson da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1122903935855241; |
Orientador |
Silva, Roberto Rafael Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3180659616699939; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Práticas curriculares democráticas em escolas do campo no Brasil; |
Resumo |
A presente tese objetiva investigar práticas curriculares democráticas em Escolas do Campo no contexto brasileiro. A análise conceitual a que nos propomos toma, como referência teórica para abordar o currículo, a teoria crítica, a partir das formulações de Escolas e de currículos democráticos de Michael Apple e de James Beane, e da produção sobre Educação do Campo no país, no âmbito da qual os trabalhos de Roseli Caldart e Mônica Molina têm sido destacados pela capacidade de análise da função social, política e pedagógica da Escola do Campo ao campesinato brasileiro. Nesse sentido, buscando compreender os desafios impostos à sociedade, à Educação e à Escola pelo capitalismo em seu estágio neoliberal, realizamos uma análise sociológica e política que se estrutura em intelectuais de base marxista e vertentes neomarxistas, examinando os seus efeitos principalmente na democracia. Tal perspectiva teórica se entrelaça à abordagem política intitulada “comum” desenvolvida por Pierre Dardot e Christian Laval, de contraposição, resistência e antecipação aos atuais efeitos do neoliberalismo na sociedade, na Educação e na Escola. Para a análise construída nesta tese, utilizamos como campo empírico uma Escola do Campo de Assentamento, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, e uma Escola Família Agrícola, situada no Estado do Espírito Santo. A descrição, análise e compreensão de práticas curriculares apresentadas utilizam como método de investigação os estudos comparados em Educação e em currículo, tendo como referências Maria Ciavatta, Fabiany C. T. Silva e Jurgen Schriewer. Tal opção metodológica, em sintonia com o aporte teórico, indica que a diversidade política e a diversidade pedagógica das práticas curriculares são alternativas à razão neoliberal, já sedimentadas neste campo empírico de pesquisa e construídas em uma lógica emancipadora, participativa, solidária e democrática que nos permite indicar a instituição do comum a partir da Escola do Campo. As práticas curriculares democráticas engendradas nas Escolas do Campo brasileiras inscrevem-se na perspectiva de redesenhar os tempos e espaços formativos, bem como se ancoram em modelos integradores, participativos e críticos para pensar o conhecimento e a formação humana. Mais que isso, os princípios advindos da análise comparativa de Escolas do Campo demonstram potencial heurístico para pensar a Escola do século XXI.; |
Abstract |
This thesis aims to investigate democratic curricular practices in schools in the rural areas of Brazil. The conceptual analysis that we propose takes the critical theory as a theoretical reference to approach the curriculum, based on the definitions of Schools and democratic curricula by Michael Apple and James Beane, and on the production on Education in Rural Areas in Brazil, among which the works of Roseli Caldart and Mônica Molina have been highlighted for their ability to analyze the social, political and pedagogical function of schools in rural areas to the Brazilian peasantry. In this sense, seeking to understand the challenges imposed to society, to Education and to the School by capitalism in its neoliberal stage, we carried out a sociological and political analysis that is structured around Marxist-based intellectuals and neo-Marxist strands, examining their effects mainly on democracy. This theoretical perspective is interwoven with the political approach called “common” developed by Pierre Dardot and Christian Laval, of opposition, resistance and anticipation to the current effects of neoliberalism on society, Education and School. For the analysis constructed in this thesis, we used as empirical field a School in a Settlement, located in the State of Rio Grande do Sul, and an Agricultural Family School, located in the State of Espírito Santo. The description, analysis and understanding of curricular practices presented used the comparative studies in Education and Curriculum as a research method, having Maria Ciavatta, Fabiany C. T. Silva and Jurgen Schriewer as references. Such methodological option, in line with the theoretical contribution, indicates that the political diversity and the pedagogical diversity of curricular practices are alternatives to neoliberal reason, already established in this empirical field of research and built on an emancipatory, participatory, solidary and democratic logic that allows us to indicate the founding of the common based on schools in rural areas. Democratic curricular practices engendered in schools in Brazilian rural areas are part of the perspective of redesigning formative times and spaces, and are anchored in integrative, participatory and critical models for thinking about knowledge and human formation. More than that, the principles arising from the comparative analysis of schools in rural areas show a heuristic potential to think the school of the 21st century.; |
Palavras-chave |
Currículo; Práticas curriculares; Práticas curriculares democráticas; Currículo em escolas do campo; Escola e neoliberalismo; Curriculum; Curricular Practices; Democratic curricular practices; Curriculum in schools in rural areas; School and neoliberalism; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2020-08-17; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9366; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |