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As educações na política de assistência social: um olhar para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

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Autor Mira, Levi Nauter de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1813608558701986;
Orientador Streck, Danilo Romeu;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Co-orientador Pitano, Sandro de Castro;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/7794168164761449;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título As educações na política de assistência social: um olhar para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos;
Resumo A tese apresenta resultados de pesquisa realizada com educadores e educadoras sociais que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em quatro organizações: duas não governamentais e duas governamentais. Foi concebida a partir de metodologias participativas: observações participantes e entrevistas compreensivas – estas tratadas sob os pressupostos do discurso do sujeito coletivo. O objetivo foi perceber e analisar quais práticas educativas ou práticas pedagógicas foram desenvolvidas com a finalidade de verificar como elas contribuem para o enfrentamento da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Nesse intuito, foram realizadas observações participantes e entrevistas, além de uma análise das políticas de assistência social em nível nacional para, em seguida, no nível local, se concentrar na cidade de Novo Hamburgo/RS. Os sujeitos da pesquisa são educadores e educadoras sociais que atuam na Proteção Social Básica, mais especificamente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante as observações participantes, houve a percepção de que os trabalhos poderiam ser observados sob mais de uma perspectiva teórica que parecia dialogar. As teorias que a embasam são denominadas críticas e a educação foi percebida como plural: (1) educação não escolar; (2) educação popular; (3) educação social crítica; e (4) educação permanente. As análises dos dados produzidos foram confrontadas com a teoria e com o conjunto normativo-jurídico que rege a política de assistência social. O enfrentamento das vulnerabilidades sociais não é uma opção, é um dever e a razão de ser do Serviço de Convivência. Por isso foram observadas e analisadas as práticas, as quais, percebeu-se, ora contribuírem ora não contribuírem com esse dever. Destaca-se o papel pedagógico da participação como fator fundamental para esse enfrentamento. São sugeridos temas a serem aprofundados em função da pesquisa, além de uma contribuição propositiva do campo educacional para o da política de assistência social.;
Abstract The results of the research are presented with social educators who work in the Service of Coexistence and Strengthening of Links in four groups: two nongovernamental organizations and two governamental organizations. It was conceived based on participatory methodologies: participations and comprehensive interviews - these dealt with the approach of the discourse of the collective subject. The objective was to identify and analyze which educational practices or pedagogical practices were used, verifying how they contribute to coping with the social vulnerability of children and adolescents. In this case, participant observation and interviews were carried out, in addition to an analysis of social assistance policies at the national level and then at the local level, focusing on the city of Novo Hamburgo/RS. The research subjects are social educators who work in Basic Social Protection, more specifically in the Service of Coexistence and Strengthening of Links. During the presentations, there was a perception that the work can be observed from more than one theoretical perspective that seems to be displayed in their practice As theories that support the study we used critical educational theory, and education was perceived as plural: (1) non-school education; (2) popular education; (3) critical social education; and (4) continuing education. In the analysis, the analysis the data was confronted with theory and with a normative-legal set that governs social assistance policy. Facing social vulnerabilities is not an option, it is a duty and a raison d'être of the Coexistence Service. For this reason, the practices were observed and analyzed in the perspective of perceiving their contribution (or not) to fulfill this this duty. We highlight the educational role of participation as a fundamental factor for this confrontation of social vulnerabilities. Themes are suggested for further research, as well as a purposeful contribution from the educational field to social assistance policy.;
Palavras-chave Educador social; Educação social; Pedagogia social; Educação popular; Emancipação; Social educator; Social education; Social pedagogy; Popular education; Emancipation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-18;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9217;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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