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Os discursos do adoecimento docente no Brasil : uma problematização do endividamento docente

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Autor Pinheiro, Jaqueline Marafon;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7427435871116048;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os discursos do adoecimento docente no Brasil : uma problematização do endividamento docente;
Resumo A presente Tese trata do exame dos discursos de adoecimento docente entre os professores que atuam no Ensino Superior brasileiro, a partir de uma inspiração arquegenealógica em Foucault, operando com a ferramenta da análise do discurso. Buscamos, portanto, entender as condições de possibilidade que fazem emergir esse discurso em uma determinada temporalidade: o contemporâneo, desnaturalizando aquilo que é dado como verdadeiro e natural: que o professor é doente. Para tanto, primeiramente realizamos uma análise documental em dezessete artigos publicados em Periódicos bem avaliados pela CAPES, publicados nas áreas da Educação, Saúde e Administração. Em seguida, oito entrevistas com professores que atuam em uma Universidade Federal no Estado do Rio Grande do Sul. Após leitura e escuta desses documentos, dividimos a análise de acordo com as regularidades mais presentes: 1) o discurso empresarial de superdesempenho, e 2) o gênero na docência do Ensino Superior. Quando discutimos a primeira regularidade, questões de superdesempenho, autocompetição e empresariamento de si mesmo foram abordadas. Mo que tange à segunda pista, referimo-nos às mulheres que percebem mais o ambiente propício ao adoecimento do que aos homens no âmbito universitário, à discriminação por gênero sofrida pelas mulheres e à presença de saúde nas falas das professoras, com a empatia presente na sua prática laboral cotidiana. Por fim, propomos um ferramental para abordar a temática do adoecimento docente, qual seja: o docente endividado, esse modo de subjetivação em que nos autorresponsabilizamos como professores pelo nosso fracasso ou sucesso, sendo que, ao invés de falarmos em adoecimento docente como um dado individual, recomendamos pensar como um sintoma contemporâneo de uma maquinaria adoecida que provoca tantos colapsos humanos nos espaços e temporalidades das universidades brasileiras.;
Abstract The present dissertation is about the examination of discourses on teacher illness among professors who work in the Brazilian university setting, from a archeogenealogyperspective based on Foucault, operating with the discourse analysis tool. I sought to understand the conditions of possibilities that enable this discourse to emerge in a determined temporality: the contemporary, seeking to denaturalize that which is given as true and natural: that the teacher is ill. To achieve that, I conducted, first, a documental analysis in 17 published articles in journals which were well evaluated by CAPES, published in the areas of education, health and administration. Then, I conducted eight interviews with professors who work at a federal university in the State of Rio Grande do Sul. After reading and listening to these documents, I divided the analysis according to the most present regularities: 1) the business discourse of overperformance, and 2) gender when it comes to teaching at a university level. When I discuss the first regularity, I approach questions of overperformance, self-competition and self-management. When it comes to the second regularity, I refer to women who perceive the environment as being more conductive to illness than men in the university setting, to gender discrimination suffered by women and to the presence of health in the interviews by female professors, with empathy present in their daily work practice. Lastly, I propose a tool to approach the subject of teaching illness, that is: the teacher who is in debt, this means of subjectivation in which we make ourselves selfresponsible as teachers to our failure or success. So, instead of talking about teacher illness as individual data, I propose to think about it as a contemporary symptom of a sickened machinery that leads to so many human collapses in spaces and temporalities of Brazilian universities.;
Palavras-chave Educação Superior; Adoecimento docente; Endividamento docente; Discurso; Arquegenealogia; College education; Teaching illness; Teacher indebtedness; Speech; Archegenealogy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-05-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9171;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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