RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

As experiências laborais de catadores no município de Feliz-RS : contribuições educativas para a logística reserva informal de resíduos sólidos urbanos

Mostrar registro simples

Autor Milani, Matheus;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8543045510098204;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título As experiências laborais de catadores no município de Feliz-RS : contribuições educativas para a logística reserva informal de resíduos sólidos urbanos;
Resumo Esta tese possui como tema as experiências laborais dos catadores de Feliz-RS e as contribuições educativas para a logística reversa de resíduos sólidos. Busca, como objetivo geral, compreender as experiências dos/das catadores/as de resíduos na cidade de Feliz-RS, relacionando-as às possíveis contribuições para a constituição de uma logística reversa (informal); bem como sistematizar os saberes e processos educativos construídos em suas experiências laborais. Para alcançar esse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: contextualizar o âmbito de atuação dos/das catadores/as de resíduos sólidos na cidade de Feliz-RS, buscando compreender suas relações com a sociedade em que vivem; verificar quais são os saberes e processos educativos constituídos em suas experiências e labores; e discutir as contribuições educativas que a atuação dos/as catadores/as suscita para o ciclo da Logística Reversa. A tese contextualiza a temática, inserindo-se em um campo de pesquisas que vem crescendo continuamente, especialmente após a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Como metodologia de pesquisa, é adotada a abordagem qualitativa, com observação “interativa” e entrevistas compreensivas com os catadores. A partir das observações, conclui-se que os catadores do município se denominam “recicladores”, opção marcada pela disputa e pela construção das identidades laborais. Além disso, os itinerários percorridos para a busca e seleção dos resíduos e o uso de suas casas, que fazem as vezes de centros de triagem, representam um obstáculo a ser superado e limitam a eficiência de sua atuação. Dentro desse campo social em que se inserem, os catadores constroem regras e vivenciam disputas por espaço e posição, apesar de existir, de fato, uma convivência respeitosa quanto à atuação dos demais. As relações com os atravessadores também são perpassadas por disputas e regramentos próprios e conformam-se com o tempo. A partir das entrevistas compreensivas, foram ainda detalhados os saberes desenvolvidos (educação informal) através do labor dos catadores, bem como as relações e disputas que são construídas com o Poder Público local e com a sociedade. Eles/as também foram questionados/as sobre a possibilidade de ingressar no mercado formal de trabalho e de laborar de forma cooperativada ou associada; nesse sentido, as entrevistas indicam que o ingresso no mercado formal é uma busca constante de muitos dos catadores, ao mesmo tempo em que a grande maioria rejeita o trabalho na sua forma coletiva. Por fim, são apontadas as contribuições que os catadores oferecem à sociedade e ao Poder Público de Feliz-RS.;
Abstract This thesis is based on the experiences of the collectors at the city of Feliz-RS and the educational contributions to the solid waste reverse logistics, and aims, as a general objective, to understand the experiences of the waste pickers in the city of Feliz-RS, relating them to the possible contributions to the constitution of a reverse (informal) logistics; as well as to systematize the knowledge and educational processes built up in their work experiences. In order to achieve this general objective, three specific objectives were established: to contextualize the scope of action of the waste pickers in the city of Feliz-RS, seeking to understand their relations with the society in which they live; to verify the knowledge and educational processes constituted in their experiences and tasks; and to discuss the educational contributions that the action of the collectors provokes for the cycle of Reverse Logistics. The thesis contextualizes the thematic, inserting itself in a field of research that is growing continuously, especially after the promulgation of the National Policy on Solid Waste (PNRS). As a research method, the qualitative approach is adopted, with "interactive" observation and comprehensive interviews with the collectors. From the observations, it is concluded that the collectors of the municipality are called "recyclers", a choice marked by the dispute and construction of the labor identities. In addition, the routes traveled for the search and selection of the residues and the use of their houses, which do the times of screening centers, represent an obstacle to be overcome and limit the efficiency of their performance. Within this social field in which they are inserted, the scavengers construct rules and experience disputes over space and position, although there is, in fact, a coexistence of respect for the performance of others. Relations with the intermediaries are also pervaded by their own disputes and regulations, and they conform to time. From the comprehensive interviews, the developed knowledge (informal education) was detailed through the work of the collectors and the relations and disputes that are constructed with the local Government and with the society. They were also questioned about the possibility of entering the formal labor market and working in a cooperative or associated way; in this regard, entering the formal labor market is a constant pursuit for many of the collectors, while the great majority rejects working collectively. Finally, the contributions that the collectors offer to society and to the Government of Feliz-RS are pointed out.;
Palavras-chave Catadores; Logística reversa; Educação; Scavengers; Reverse logistic; Education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-06-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8871;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística