Resumo:
Esta tese possui como tema as experiências laborais dos catadores de Feliz-RS e as contribuições educativas para a logística reversa de resíduos sólidos. Busca, como objetivo geral, compreender as experiências dos/das catadores/as de resíduos na cidade de Feliz-RS, relacionando-as às possíveis contribuições para a constituição de uma logística reversa (informal); bem como sistematizar os saberes e processos educativos construídos em suas experiências laborais. Para alcançar esse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: contextualizar o âmbito de atuação dos/das catadores/as de resíduos sólidos na cidade de Feliz-RS, buscando compreender suas relações com a sociedade em que vivem; verificar quais são os saberes e processos educativos constituídos em suas experiências e labores; e discutir as contribuições educativas que a atuação dos/as catadores/as suscita para o ciclo da Logística Reversa. A tese contextualiza a temática, inserindo-se em um campo de pesquisas que vem crescendo continuamente, especialmente após a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Como metodologia de pesquisa, é adotada a abordagem qualitativa, com observação “interativa” e entrevistas compreensivas com os catadores. A partir das observações, conclui-se que os catadores do município se denominam “recicladores”, opção marcada pela disputa e pela construção das identidades laborais. Além disso, os itinerários percorridos para a busca e seleção dos resíduos e o uso de suas casas, que fazem as vezes de centros de triagem, representam um obstáculo a ser superado e limitam a eficiência de sua atuação. Dentro desse campo social em que se inserem, os catadores constroem regras e vivenciam disputas por espaço e posição, apesar de existir, de fato, uma convivência respeitosa quanto à atuação dos demais. As relações com os atravessadores também são perpassadas por disputas e regramentos próprios e conformam-se com o tempo. A partir das entrevistas compreensivas, foram ainda detalhados os saberes desenvolvidos (educação informal) através do labor dos catadores, bem como as relações e disputas que são construídas com o Poder Público local e com a sociedade. Eles/as também foram questionados/as sobre a possibilidade de ingressar no mercado formal de trabalho e de laborar de forma cooperativada ou associada; nesse sentido, as entrevistas indicam que o ingresso no mercado formal é uma busca constante de muitos dos catadores, ao mesmo tempo em que a grande maioria rejeita o trabalho na sua forma coletiva. Por fim, são apontadas as contribuições que os catadores oferecem à sociedade e ao Poder Público de Feliz-RS.