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Cultura digital na formação de alunos em cursos técnicos subsequentes de áreas distintas da informática

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Autor Oliveira, Alex Martins de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0186475018085964;
Orientador Adams, Telmo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7293725605745367;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Cultura digital na formação de alunos em cursos técnicos subsequentes de áreas distintas da informática;
Resumo A temática apresentada nesta tese está relacionada à cultura digital na formação técnica de cursos não pertencentes à área da Tecnologia da Informação. Os(as) participantes da pesquisa são professores(as) e alunos(as) desses cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre, com quem se buscou responder quais os significados da cultura digital em sua formação técnica. O objetivo geral foi compreender as intencionalidades e as contribuições da cultura digital numa formação emancipadora, no contexto contraditório do mundo do trabalho, nos cursos técnicos não diretamente relacionados à área da Tecnologia da Informação do IFRS/POA. A pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza como metodologia a pesquisa-ação crítica com base em Fals Borda, Paulo Freire, Carlos R. Brandão e Maria A. Franco. O estudo traz, no referencial teórico, categorias centrais como tecnologia, cultura digital e cibercultura, a partir dos estudos de Vieira Pinto, Lévy e Lemos, respectivamente; emancipação digital com a visão de Schwartz; e formação profissional, com olhares de Saviani, Frigotto e Pacheco. Quanto à metodologia de análise e interpretação de dados, optou-se pela Análise de Conteúdo conforme Bardin e Gill. Como resultados, verificou-se que cultura digital ou cibercultura é tratada, de forma geral, como sinônimo de dispositivos tecnológicos os quais exercem o protagonismo em detrimento da ação humana. Nesse contexto, a emancipação digital é entendida como o domínio dos dispositivos digitais, na compreensão de que no cenário tecnológico contemporâneo global as dinâmicas sociais, além do próprio mundo do trabalho, estão em permanente transformação. Em relação às formações profissionais, os(as) estudantes e professores(as) tratam-nas mais com um viés utilitarista, no sentido de empregabilidade, e menos como uma formação unitária, integral e cidadã.;
Abstract The thematic presented in this thesis is related to the contribution of the digital culture in the technical formation of curses that don’t belong to the Information of Technology area. The participants are the professors as well as the students of those curses from the Federal Institute of Education, Science and Technologie of Rio Grande do Sul (“IFRS”), of Porto Alegre’s campus, with whom it was tried to answer what the meanings of the digital culture in its technical formation. The general objective was to understand the intentions and contributions of digital culture in an emancipatory formation, in the contradictory context of the world of work, in the technical courses not directly related to the area of Information Technology, in the IFRS / POA.The research with qualitative character utilizes as methodology the action research critical described by Fals Borda, Paulo Freire, Carlos R. Brandão and Maria A. Franco. The study includes, in the theoretical reference, central categories such as technology, digital culture and cyberculture, from the studies of Vieira Pinto, Lévy and Lemos, respectively; digital emancipation with Schwartz's vision; and professional training, with looks from Saviani, Frigotto and Pacheco. Regarding the methodology of the analyses and data interpretation, was opted the Content Analysis according to Bardin and Gill. As a result, it has been verified that digital culture or cyberculture is generally treated as synonymous with technological devices that play the leading role at the expense of human action. In this context, digital emancipation is understood as the domain of digital devices, in the understanding that in the contemporary technological scene, social dynamics, in addition to the world of work itself, are constantly changing. Concerning the professional formation, the students and professor treated them as a utilitarist bias in the sense of employability and less as a unitary, integral and citizen formation.;
Palavras-chave Cultura digital; Cibercultura; Formação profissional; Emancipação digital; Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Digital culture; Cyberculture; Professional formation; Digital emancipation; Federal Institute of Education; Science and Technology of Rio Grande do Sul;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-06-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8795;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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