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Uma década de estudos sobre o Plano de Ações Articuladas - PAR: revisão sistemática das produções acadêmicas

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metadataTrad.dc.contributor.author Pierozan, Sandra Simone Höpner;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5127898896533594;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Werle, Flávia Obino Côrrea;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Uma década de estudos sobre o Plano de Ações Articuladas - PAR: revisão sistemática das produções acadêmicas;
metadataTrad.dc.description.resumo A pesquisa objetiva discutir, em um processo analítico interpretativo, o panorama da produção acadêmico-científica brasileira sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR). Tal política destacou-se pela proposta de articulação entre os municípios, os estados e a União na realização de diagnósticos da educação básica e elaboração de planos de ações que pudessem ser desenvolvidos para que as metas educacionais fossem melhoradas. A tese aqui defendida afirma que o PAR é um tema recorrente na produção dos Programas de Pós-Graduação brasileiros, ademais, os processos de implementação são pouco teorizados e discutidos mesmo nesta política de abrangência nacional. A justificativa da pesquisa considerou identificar e conhecer os trabalhos desenvolvidos em relação a essa forma de planejamento educacional da educação, bem como, apontar as questões que ainda merecem ser investigadas. O problema proposto considerou a expansão do conhecimento e a crescente necessidade de legitimação das políticas públicas. A análise envolveu a implementação das políticas educacionais e as suas relações com a educação pública destacando como o PAR foi compreendido e discutido nas produções acadêmico-científicas no período de 2007 e 2017. O referencial teórico baseou-se nas contribuições de autores que fundamentam a análise de políticas, a noção de planejamento educacional, bem como de estudos que discutem a produção do conhecimento em políticas educacionais. A pesquisa de natureza qualitativa teve como suporte metodológico o estado da arte que permitiu a revisão sistemática de teses, dissertações, artigos de periódicos e a produção em livros no todo ou em parte. A estratégia descritiva e analítica a partir dos procedimentos de coleta e registro dos dados permitiu elencar três dimensões de análise: a primeira bibliométrica que apresenta a construção e análise de indicadores sobre a produção do PAR. A segunda dimensão, produção científica, destaca os aspectos teórico-metodológicos das pesquisas e identifica como foram produzidas. A terceira, consubstancia-se na análise do PAR como política pública. Esse formato possibilitou analisar como essa política educacional foi compreendida e discutida pela intelectualidade brasileira, bem como apontar caminhos para novas pesquisas.;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective of the research was to discuss, in an interpretative analytical process, the panorama of the Brazilian academic-scientific production on the Articulated Actions Plan (PAR). The proposal of articulation between the municipalities, the states and the Union in the realization of basic education diagnostics and the elaboration of action plans that could be developed so that the educational goals were improved was the striking point of the policy. The thesis presented here states that PAR is a recurring theme in the production of Brazilian Postgraduate Programs, in addition, the implementation processes are poorly theorized and discussed even in this national policy. The justification of the research considered identifying and knowing the work developed in relation to this form of educational planning, as well as pointing out the issues that still deserve to be investigated, as well as pointing out the issues that still deserve to be investigated. The proposed problem considered the expansion of knowledge and the growing need to legitimize public policies. The analysis involved the implementation of educational policies and their relations with public education highlighting how the PAR was understood and discussed in the academic-scientific productions in the period of 2007 and 2017. The theoretical reference was based on the contributions of authors that base the analysis of policies, the notion of educational planning, as well as studies that discuss the production of knowledge in educational policies. The research of a qualitative nature had as a methodological support the state of the art that allowed the systematic review of theses, dissertations, periodicals and the production in books in whole or in part. The descriptive and analytical strategy based on the data collection and recording procedures allowed us to list three dimensions of analysis: the first bibliometric that presents the construction and analysis of indicators on the production of PAR. The second dimension, scientific production, highlights the theoretical-methodological aspects of the research and identifies how they were produced. The third is based on the analysis of PAR as a public policy. This format made it possible to analyze how this educational policy was understood and discussed by the Brazilian intelligentsia, as well as to point out ways for new researches.;
metadataTrad.dc.subject Plano de ações articuladas; Estado da arte; Políticas educacionais; Articulated action plan; State of art; Educational policies;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-06-24;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8679;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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