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A desfeminização do magistério: uma análise da literatura pedagógica brasileira da segunda metade do século xx

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Autor Scherer, Renata Porcher;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5492100363304134;
Orientador Dal’Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A desfeminização do magistério: uma análise da literatura pedagógica brasileira da segunda metade do século xx;
Resumo Compreender porque os retratos da docência brasileira seguem sendo constituídos ora em torno da vocação e da maternidade, ora em torno dos saberes técnicos e profissionais é um desafio que esta Tese assume. Ao escolher a docência brasileira como objeto de pesquisa, a partir de uma perspectiva histórica, propõe-se os seguintes questionamentos: Quais práticas e modificações podem ser descritas acerca da docência brasileira na literatura pedagógica brasileira da segunda metade do século XX? De que modos gênero atravessa e dimensiona estas práticas e modificações? Para compor o material empírico foram selecionados 9 (nove) livros da literatura pedagógica brasileira escritos desde a década de 1960 até os anos 2000. O procedimento metodológico utilizado é a pesquisa documental, assumindo uma perspectiva de olhar para os documentos como monumentos, ancorada nos estudos de dois autores: Michel Foucault e Jacques Le Goff. Esta perspectiva de olhar implica analisar os documentos a partir de sua exterioridade, compreendendo as condições de possibilidade para sua criação. O conceito de problematização também é utilizado como um pressuposto metodológico que permite operar sob a problemática docente analisando suas práticas e modificações em um período determinado. A ferramenta teórica colocada em ação para desenvolver a análise do material empírico é o conceito de gênero, tomando, como aporte principal, as contribuições teóricas de diferentes autoras que integram o chamado campo dos estudos de gênero pós-estruturalistas: Joan Scott, Linda Nicholson, Dagmar Meyer, entre outras. Assim, nesta Tese, mapeou-se três formas de problematização acerca da docência brasileira, que correspondem a períodos históricos específicos: (1) na década de 1960 um movimento de tensão do processo de feminização do magistério brasileiro e o declínio da concepção artesanal-missionária da docência brasileira; (2) nos anos de 1980 um debate entre o compromisso político e a competência técnica que criticava uma docência pautada centralmente nos atributos de amor e cuidado; (3) na década de 1990, as discussões contemporâneas sobre o papel do professor e da professora, um debate que coloca em oposição as noções de transmissão e construção do conhecimento e um questionamento radical sobre o movimento de profissionalização do magistério. A conjunção destas três formas de problematização, em articulação com a ferramenta conceitual gênero, permite sustentar a tese de que, na segunda metade do século XX, o magistério brasileiro passou por um processo de desfeminização, em que saberes técnicos e profissionais foram afirmados a partir de uma negação da absolutização do afeto e de uma afirmação do compromisso político. Portanto, a tese da desfeminização não se sustenta por uma diminuição das mulheres no exercício da docência, especialmente primária, mas busca mostrar como a literatura pedagógica brasileira, ao defender de um lado a competência técnica e, de outro, o compromisso político, buscou apontar para a importância de uma docência que não tivesse em sua natureza (não carregue em si) um a priori feminino.;
Abstract Understanding why the portraits of the Brazilian teaching continue to be constituted nowadays around the vocation and the maternity, sometimes around the technical and professional knowledge is a challenge that this Thesis assumes. When choosing Brazilian teaching as an object of research, from a historical perspective, the following questions are proposed: What practices and modifications can be described about Brazilian teaching in the Brazilian pedagogical literature of the second half of the twentieth century? In what ways does gender cross and scale these practices and modifications? To compose the empirical material, 9 (nine) books of the Brazilian pedagogical literature written from the 1960s to the 2000s were selected. The methodological procedure used is documentary research, assuming a perspective of looking at documents as monuments, anchored in the studies of two authors: Michel Foucault and Jacques Le Goff. This perspective of looking implies to analyze the documents from its exteriority, understanding the conditions of possibility for its creation. The concept of problematization is also used as a methodological assumption that allows to operate under the teaching problematic analyzing its practices and modifications in a determined period. The theoretical tool put into action to develop the analysis of the empirical material is the concept of gender, taking as main contribution the theoretical contributions of different authors that integrate the so-called field of poststructuralist gender studies: Joan Scott, Linda Nicholson, Dagmar Meyer, among others. Thus, in this thesis, three forms of problematization about Brazilian teaching were mapped, corresponding to specific historical periods: (1) in the 1960s a tension movement of the feminization process of the Brazilian teaching and the decline of the craft-missionary conception of Brazilian teaching; (2) in the 1980s a debate between political commitment and technical competence that criticized a teaching centered on the attributes of love and care; (3) in the 1990s, contemporary discussions about the role of teachers, a debate that opposes the notions of transmission and construction of knowledge and a radical questioning about the professionalization movement of the teaching profession. The conjunction of these three forms of problematization, in articulation with the conceptual tool gender, allows us to support the thesis that in the second half of the twentieth century the Brazilian teaching passed through a process of defeminization, where technical and professional knowledge were affirmed from a denial the absolutization of affection and an affirmation of political commitment. Therefore, the thesis of defeminization is not supported by a reduction of women in teaching, especially primary, but it seeks to show how the Brazilian pedagogical literature, by defending technical competence and political commitment, attempted to point to the importance of a teaching that did not have in its nature (do not carry itself) a female a priori.;
Palavras-chave Docência; Gênero; Magistério brasileiro; Feminização do magistério; Literatura pedagógica; Teaching; Genre; Brazilian teaching; Feminization of teaching; Pedagogical literature;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-02-20;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7781;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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