II ENLICSUL 2017: Recent submissions

  • Resumo de evento:  Schinaider, Fernanda; Ludvig, Ana Cristina; Reinehr, Rosmarie; Sant'anna, Sita Mara Lopes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente texto objetiva apresentar resultados parciais de um projeto que envolve a criação do Blog do Programa Pibid desenvolvido pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia-Unidade da Uergs em São Francisco ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Silvério, Paulo Renato da Rosa; Silva, Kessiane Mendes da; Picancço, Deise Cristina de Lima (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente estudo tem como objetivo explorar os recursos teóricos e metodológicos utilizados no subprojeto PIBID espanhol da UFPR, especialmente no que se refere a temas transversais, mais especificamente ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Koch, Sandro Ricardo; Gasparetto, Josimeri; Cherfem, Carolina Orquiza (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho relata o desenvolvimento do Projeto Solo Vivo, realizado na E. B. M. Alberto Wardenski, Canoinhas/SC, no âmbito do Programa Práticas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de ...
  • Resumo de evento:  Peroni, Alexandre de Lima; Bedin, Larissa Hammerschmidt; Marmentini, Claudia Cristina; Rosa, Fernanda Regina da; Moreira, Jânio Cordeiro; Andriola, Verginia Mello Perin (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Visando reduzir essas lacunas de conhecimento e considerando os elevados índices de ocorrência e mortalidade de zoonoses transmitidas por roedores silvestres e urbanos na região sudoeste do Paraná, ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Luiz, Isabella Ferreira; Camargo, Felipe Aparecido de Oliveira; Prado, Gabriel Cavalheiro do; Florindo, Paulo Henrique Rosa; Soares, Marco Antônio Neves (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho tem como objetivo analisar e promover a argumentação em debate entre os alunos do Ensino Médio da rede pública de Londrina, Paraná. O debate foi elaborado por três alunos do segundo ano ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Monteiro, Sabrina; Moccelin, Jéssica Maria; Pissaia, Luis Felipe; Lorenzon, Mateus; Giongo, Ieda Maria (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este texto apresenta uma reflexão sobre as contribuições decorrentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente alusivas à enunciações de uma “Pibidiana”. A ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Esperandio, Juliana; Lemos, Maria Luiza Pinto; Souza, Tânia Maria de; Sandoval, Digna Rosário Suazo; Borgonovo, Nicolas Vitor; Martins, Simone Meirelles (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O Programa Institucional de Bolsa para Iniciação a Docência (PIBID) visa inserir os licenciandos nas mais diversas atividades que envolvem as diferentes dimensões do trabalho docente, uma política de ...
  • Resumo de evento:  Rodrigues, Juliana Gonçalves; Góes, Heliza Colaço (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho relata uma aplicação desenvolvida na área de ciências, com uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I, desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Brasil, Aline dos Santos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio (BRASIL, 1998; 2000; 2002) defendem o desenvolvimento de propostas baseadas em eixos estruturadores e temas. Do mesmo modo outros ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Graça, Romulo Luiz da; Acco, Luciane Lara; Junior, Antonio Alberto de Lara; Roling, Raul Antunes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O PIBID/UNISUL/EDUCAÇÃO FÍSICA, na região de Tubarão, conta com 69 acadêmicos bolsistas (Ids) de Educação Física distribuídos em 19 escolas estaduais e municipais, que são orientados por 03 coordenadores ...
  • Resumo de evento:  Boleti, Evelyn Kowalski; Tinte, Rita de Cassia; Agranionih, Neila Tonin (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho “Quem é mais alto? - aprendendo medidas de comprimento a partir de histórias em quadrinhos” tem por objetivo relatar a sequência didática “Resolução de Problemas - Quem é mais alto?” ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Rocha, Camille Silveira Rolante da; Dias, Dennis Samuel Gamarra; Bitello, Fernanda Furquim; Delgado, José Eduardo Aquino; Rezendes, Mônica de; Anjos, Dulcídia Nallem dos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A utilização de mídias virtuais vem sofrendo um aumento significativo ao longo dos últimos anos. Iniciemos pela interpretação de seu significado: Conforme Persina (2002), as mídias virtuais são espaços ...
  • Resumo de evento:  Branco, Ricardo da Silva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Cada ato discursivo realizado por interlocutores em um diálogo, por exemplo, tende a mostrar destes a sua capacidade de organizar construções de sentido. Construções essas que são permeadas por marcas ...
  • Resumo de evento:  Costa, Laura Santos da; Losekann, Luana Giuliani; Silva, Marinara Abreu; Giacomelli, Camila Porto; Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Partindo do pressuposto da importância da inserção de futuros professores no contexto escolar, buscamos a interação entre a Universidade e a Educação Básica por meio de ações educativas envolvendo ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Zahrebelnei, Felipe; Santos, Elisa Kawana Leal dos; Silva, Tamires de Souza; Mocelim, Taciane Fátima de Camargo; Maciel, José Maria; Assai, Natany Dayani de Souza (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A “Radioatividade” é um tema bem popular atualmente devido a contribuição no desenvolvimento tecnológico e científico, pela utilização para a geração de energia elétrica e os seus riscos de contaminação, ...
  • Resumo de evento:  Rodrigues, Eliandra Roballo; Mello, Ariane Carvalho; Zinelli, Bruna Rocha; Figueira, Claudia Ivanir Fonseca; Molina, Tatiane Miranda; Lima, Juliana Diniz; Garcia, Fernanda Hart (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho descreve a experiência de Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Barbieri, Paoline Moro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O Estágio Supervisionado II (ECS II). proporciona o contato do estagiário com seu futuro campo de atuação. Com isto, o presente trabalho discute as experiências vivenciadas em sala de aula por uma ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Rosa, Jeancarlo Prina; Ludwig, Fernanda Piecha (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Ao iniciar um curso de licenciatura, o licenciando se vê defrontado com as diversas incertezas da formação inicial da docência como empregabilidade, salário, respeito perante a comunidade e outras que ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Gediel, Pedro Soares (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Introdução A atividade foi feita na Escola Técnica Irmão Pedro, nas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, na segunda quinzena de julho de 2017, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Buzetto, Tatiana Ribas (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este estudo, foi um recorte do relatório de Estágio Curricular Supervisionado II apresentado ao Curso de Educação Física da Unijuí, com o intuito de compartilhar as contribuições mais marcantes nesse ...

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta