II ENLICSUL 2017: Recent submissions

  • Trabalho apresentado em evento:  Pingret, Alexandra (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Entendendo o espaço da educação pública enquanto espaço de disputas, propomos essas reflexões sobre a atuação dos estudantes de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina – UEL, durante as ...
  • Resumo de evento:  Seixas, Néli Denise; Treml, Henrique; Matumoto, Luiza Takako (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Objetivando amenizar as dificuldades encontradas por conta das defasagens observadas no ensino de Geometria, os integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do curso ...
  • Resumo de evento:  Cruz, Caroline Franco da; Hauschild, Cristiane Antonia; Herber, Jane; Magedanz, Adriana (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho tem como objetivo descrever um relato de experiência a partir de um projeto pedagógico intitulado “Profissões que transformamos”. O mesmo foi desenvolvido pelo subprojeto Interdisciplinar ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Cappelletto, Eliane; Trecha, Renata Aquino; Bastos, Bruna Rodrigues Goularte de; Afonso, Carla Milene Motta (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No Subprojeto Interdisciplinar do Pibid da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em que desenvolvemos ações em sete escolas públicas do município do Rio Grande, RS. Atuamos em escolas estaduais e ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Bittencourt Junior, Cesar Augusto Couto; Leal, Raíssa Cardoso; Brandão, Claudia Mariza Mattos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho tem por objetivo relatar atividade de experiência docente em uma turma de 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Felix da Cunha (Pelotas, RS), vinculada ao projeto de extensão ...
  • Resumo de evento:  Delong, Silvia Regina (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho faz parte do subprojeto do PIBID intitulado Práticas de Letramento no Ensino de Línguas, o qual está vinculado ao Curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Estadual do Paraná ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Alves, Giovana Marques; Osto, Patrícia Dal; Rodrigues, Acsa Pereira; Crivellaro, Kássia; Santos, Sabrina Hoffmann dos; Paniz, Catiane Mazocco (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho visa relatar experiências vivenciadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha - ...
  • Resumo de evento:  Carvalho, Leticia Marques Borges Vilela de; Agranionih, NeilaTonin (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada no desenvolvimento da sequência didática “Eleições” em uma turma de Pré II, com crianças de seis anos de um Centro de Educação Infantil de Curitiba, ...
  • Resumo de evento:  Treml, Henrique; Seixas, Néli Denise; Matumoto, Luiza Takako (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho foi desenvolvido por acadêmicos que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Matemática, vinculado a Universidade Estadual de Ponta ...
  • Resumo de evento:  Marcomini, Eduardo; da Silva, Kamille Maria das Graças Salgado (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A descrição deste tema teve origem a partir da pesquisa iniciada pelo Projeto Pibid, nas Instituições que oferecem o curso de Formação Docente em nível médio em Curitiba. O PIBID é uma iniciativa para ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Lima, Cintia Santos de; Almeida, Isabele Fogaça de; Carvalho, Silvana Maura Batista de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizamos uma pesquisa com os estudantes do primeiro ano “C” ...
  • Resumo de evento:  Possebon, Shaiane; Borges, Roberto Zanelato (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O folclore demonstra a importância de ser abordado na escola, uma vez que, para Cavalcanti e Vilhena (1990) o folclore faz parte da identidade cultural daquele meio, e entendê-lo, é compreender os ...
  • Resumo de evento:  Brunetti, Alauana Carolina; Reis, Débora Mergen Lima; Antunes, Fabiane; Calza, Keile; Andriola, Verginia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Considerando a disponibilidade de alimentos existentes no comércio atualmente, é possível termos uma alimentação saudável e de qualidade todos os dias. No entanto, não é assim que funciona, pois os ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Santos, Patrícia Cristina Hilger dos; Ferreira, Cristina Ortiga (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente texto apresenta o relato de experiência desenvolvido pelo subprojeto do PIBID-Pedagogia no ano de 2017, com 28 alunos na faixa etária de 08 anos do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola ...
  • Resumo de evento:  Silva, Taila Angélica Aparecida da; Farias, Adriana Medeiros (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O texto relata o estudo no campo na Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de verificar a elevação de matrículas de adolescentes, no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos(CEEBJA) ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Pereira, Adson de Souza; Machado, Felipe Muller (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O Programa Institucional de Iniciação de Bolsa a Docência, onde possibilita a aproximação do acadêmico bolsista nas diferentes realidades que podem ser encontradas nos contextos escolares, se apropriando ...
  • Resumo de evento:  Medeiros, Livia Keiko Nagao de; Silva, Josie Agatha Parrilha da; Silva Junior, Nelson (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho foi realizado com os alunos do nono ano do Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski (CEPEM), no período de agosto e setembro de 2017. A metodologia utilizada foi baseada na Abordagem ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Kikumoto, André Hamada (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente texto abordar-se-á resultados de uma atividade realizada no Colégio Estadual Roseli Piotto Roehrig na Semana da Mulher. A proposta foi trabalhada com as turmas 9ºA e B, no período de contraturno, ...
  • Resumo de evento:  Toledo, Thaiane de; Furtado, Rosana Divina; Silva, Josie Agatha Parrilha da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do ensino da arte na escola, juntamente com a importância de se ensinar a arte abstrata no ensino básico. Sendo contada como experiência ...
  • Resumo de evento:  Pretto, Beatris de Andrade; Paula, Gisele de; Rocha, Jade Garcia; Vaiceulionis, João Victor da Silva; Pacheco, Luana Froehlich (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Ao desenvolvermos o projeto, questionamo-nos como coadunar o tempo às necessidades dos alunos de inclusão frente ao resto da turma. Lopes e Fabris (2005) nos ajudaram a pensar que o tempo escolar não é ...

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta