Eventos: Recent submissions

  • Tese:  Fernandes, Micheli Toretti (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No mundo contemporâneo o grafite apareceu no contexto de uma revolução cultural e no movimento de contracultura quando os muros de Paris na França se transformaram em espaço de expressão artística e ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Cunha, Suzi Laura da; Almeida, Silvia Maria Alves de; Pacífico, Adair; Néris, Pricila; Santos, Silmara dos; Luiz, Sonia Mara; Silva, Valéria Feliciano da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O PIBID Diversidade traz importantes contribuições acerca da relação teórica e prática, pois possibilita ao estudante refletir e transformar a sua prática, construir outros referenciais sobre a realidade, ...
  • Resumo de evento:  Reszka, Luana; Tavares, Geremias Calisto Santana; Hermann, Andressa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Sabe-se que é muito importante trabalhar para desenvolver as capacidades físicas na Educação Física Escolar, bem como o Equilíbrio, que esta presente em muitas situações, sejam elas, brincadeiras, jogos, ...
  • Resumo de evento:  Silva, Manuel Moreira da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho caracteriza e sistematiza as experiências de pensamento, concebidas como elementos de uma metodologia de ensino, desenvolvidas no âmbito do Subprojeto Filosofia, do Programa Institucional ...
  • Resumo de evento:  Maria, Cristiane Nunes Santa; Martins, Miriam Alzimar Sanches (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Esta Comunicação traz o relato de algumas experiências de Iniciação à Docência vividas por duas bolsistas pibidianas do Subprojeto Interdisciplinar Sede/UFGRS, durante os primeiros meses do segundo ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Debortoli, Luís Antônio; Heinig, Carlos Eduardo; Odorizzi, Alessandra Victória; Pellense, Thiago; Marques, Leonardo Andrei; Oliveira, José Carlos de; Lopes, Maurício Capobianco (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Em 2014, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) implementou o subprojeto Interdisciplinar de Tecnologias Digitais do PIBID. Ele tem como objetivo desenvolver projetos e transformar o cenário educacional ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Lauermann, Roberta; Adams, Mariana; Quadros, Josiara I. de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Conforme o Censo Escolar de 2011, o aumento de alunos com necessidades especiais matriculados em turmas regulares de escolas públicas aumentou 493% no período entre 2000 a 2011, o que indica a inclusão ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Dutra, Veridiana Xavier; Quadros, Mateus Raguse; Puperi, Cláudia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Pegada Ecológica refere-se ao cálculo de quanto uma pessoa, uma cidade ou um país utiliza de recursos naturais como água, solo e vegetação, objetiva fazer um balanço de quanto consumimos e de quanto ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Tedesco, Beatriz de Souza; Freitas, Flávio Luiz Farias de; Hegab, Karim Adel; Bruno, Mislaine de Oliveira; Amaral, Wagner Alexandre do (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho expressa um estudo acerca da aplicação de um jogo matemático com alunos do 6º ano do ensino fundamental realizado por bolsistas do Projeto PIBID PUCPR em uma escola da rede estadual ...
  • Resumo de evento:  Zanotelli, Sanclér Eduado; Momoli, Andréia Carla; Godoy, Caroline de Oliveira; Almeida, Gabriela; Schmidel, Natiele Patrícia; Arpini, Vital; Lindo, Paula Vanessa de Faria (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No primeiro semestre de dois mil e dezessete desenvolveu-se um projeto com a temática “Violência Contra Mulher”, para ser desenvolvido com o terceiro ano do Ensino Médio EEEM Erico Veríssimo do município ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Grasel, Matheus Pedro; Possamai, Kauana; Rodrigues, Lilian Beatriz Schwinn; Matiello, Marizete Lemes da Silva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O relato de experiência aqui apresentado tem como principal finalidade contextualizar algumas das situações e experiências de aprendizagens com relação à temática do Jogo, Brinquedo e Brincadeira nas ...
  • Resumo de evento:  Nascimento, Lisiane; Siqueira, Carolina (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Atualmente a inclusão de pessoas com deficiências ou necessidades educativas especiais tem sido extensivamente discutida no âmbito social e educacional. Neste contexto, podemos referenciar a elaboração ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Braga, Jainara Pacheco de; Luz, Sabrina Pires da; Paixão, Alessandro Ezequiel da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A prática pedagógica relatada ocorreu na E. B. M. Waldemar da Costa, localizada em São Francisco do Sul, com alunos do 7º ano em aulas ministradas na disciplina de Geografia. A proposta inicial foi ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Rubim, José Vinicius Da Silva; Pereira, Adson de Souza; Oliveira, Vergílio Almeida de; Noronha, Jorge André Melo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente relatório traz a experiência de uma oficina construída e executada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Pampa, do curso ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Silveira, Filipe Ferreira da; Junqueira, Heloisa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Através de minhas vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), fui aos poucos, aprendendo a tornar-me professor, valorizando os saberes prévios e estabelecendo vínculos ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Souza, Magali Dias de; Duarte, Degelane Córdova; Badin, Neiva Teresinha (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A cadência desse trabalho se estabelece a partir de discussões teórico-práticas acerca dos processos de inclusão de pessoas com deficiência e a necessidade de propostas pedagógicas interdisciplinares ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Gonzaga, Rhaysa Terezinha; Hinkel, Joice (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O ensino de ciências no Brasil era caracterizado em meados dos anos 50 por uma metodologia em que a verbalização e as aulas teóricas eram características presentes, sendo que este mesmo modelo para ...
  • Resumo de evento:  Souza, Mariane Ramos de; Butture, Elaine Teotônio da Silva; Bordinhão, Keoma Yoshio de Paula; Santos, Vanusa Pacheco dos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado dentro do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID - PUCPR), durante o segundo semestre de 2017, realizado em uma Escola Municipal ...
  • Resumo de evento:  Dantas, Mirian Letícia Mazzardo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Muito se discute a diversidade na contemporaneidade brasileira, porém, quando se trata do ambiente educacional o assunto é atenuado. Isso se deve ao fato de ainda existir um modelo tradicional de educação ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Borges, Gisele da Silva; Lazzari, José César; Lima, Maria do Carmo Burle; Costa, Gabriela Manzke (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho apresenta uma oficina realizada no Colégio Municipal Pelotense pelos alunos da licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal (IFSul)/Campus Pelotas – Visconde da Graça ...

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta