Resumo:
Em 2014, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) implementou o subprojeto Interdisciplinar de Tecnologias Digitais do PIBID. Ele tem como objetivo desenvolver projetos e transformar o cenário educacional na inclusão e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Segundo Valente (2014) as TDICs estão sendo usadas como forma de implementar abordagens educacionais com base na aprendizagem ativa, em que há a possibilidade de inverter a sala de aula. Sendo assim, as TDICs auxiliam na realização de tarefas, como na resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos, possibilitando que o aluno se torne autor e ativo, deixando de ser um receptor passivo da informação.
A robótica une a construção, o conceito de máquina e a computação, resultando em um robô com autonomia mecânica. A utilização de robôs na ciência não é algo novo e tem tomado espaço no cotidiano, não se mantendo apenas em laboratórios e centros de pesquisa. Por mais que sejam autônomos em alguns aspectos, tais como movimentação e solução de problemas, tratam-se de máquinas e não possuem vida própria. Sendo assim, é necessária a programação por parte de um ser humano para que ocorra seu funcionamento correto.