Resumo:
Atualmente a inclusão de pessoas com deficiências ou necessidades educativas especiais tem sido extensivamente discutida no âmbito social e educacional. Neste contexto, podemos referenciar a elaboração de documentos que discutem a questão da deficiência, dentre as quais destacam-se a Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006).
Nesta perspectiva, a escola inclusiva deve estar disposta a adaptar seu currículo e seu ambiente físico às necessidades de todos os alunos, propondo-se a realizar uma mudança de paradigma dentro do próprio contexto educacional com vistas a atingir a sociedade como um todo. Neste espaço, a relação professor-aluno com deficiência, deve influenciar a autoimagem desse aluno e o modo como os demais o vêm, trazendo benefícios tanto para ele quanto para o seu grupo com base em um suporte que facilite a todos obter sucesso no processo educacional. Desta forma, a escola para ser considerada inclusiva deve promover as possibilidades e potencialidades de todo e qualquer sujeito, sobretudo aquele com deficiência. (FARIAS et al, 2008).