Resumo:
Com o objetivo de realizar uma pesquisa crítico-problematizadora a partir das experiências dos pioneiros e das pioneiras da Educação Popular (EP), com vistas a obter uma visão de sínteses de conhecimentos que possa servir como base para repensarmos, hoje, a universidade numa perspectiva de EP freiriana, evidenciamos que: 1) Os pioneiros e pioneiras da EP não criaram a concepção de EP, mas construíram, através de suas presenças e lutas engajadas, na universidade e fora dela, uma definição teórico-prática de EP crítica e de cunho libertador. Ou seja, a EP a partir das experiências desses educadores e dessas educadoras não se realiza somente em nível teórico, mas também na concomitância dos diferentes movimentos de resistência a todas as formas de opressão e dominação. Diante das especificidades dessas lutas, consideramos os pioneiros e as pioneiras da EP enquanto intelectuais engajados/as e transgressores/as das normas burocratizantes, muito presentes na universidade. 2) A EP, compreendida enquanto movimento concreto, histórico, social e dialético, apresenta diferentes perspectivas de entendimento. A tese traz dezenas de referências teórico-metodológicas que dialogam acerca da EP e da universidade. Foi a partir de Paulo Freire e seus companheiros de luta que se iniciou o movimento intelectual de uma nova concepção de educação para além do acesso do povo na escola pública, gratuita e laica. Buscava-se uma EP libertadora que se constituísse como resistência aos modelos de ―educação bancária‖. Essa mobilização traduziu-se numa alternativa popular de rebeldia contra a educação elitizada, sendo que a coragem e o desejo de lutar politicamente pela transformação social são marcas presentes na trajetória dos pioneiros e das pioneiras da EP, apostando que a EP na universidade tem sido uma possibilidade a partir de seus projetos de pesquisa e de vida. Além disso, ficou explícito que a luta deles e delas (sujeitos de subversão e transgressão) se dá de forma contínua. O movimento da luta pela EP é um ato de rebeldia desses educadores e educadoras, que foram fazendo educação em diferentes contextos educativos: escolares e não escolares. A universidade atual ainda está consubstanciada pela construção do conhecimento colonial e elitista. Porém, temos importantes experiências de EP na universidade. Essas experiências visam uma educação da insurgência (Movimento Popular contra o poder estabelecido: capitalismo) via EP. Mas a EP enquanto processo de libertação, chamamos de Educação Popular freiriana. Com a problematização, os objetivos e as metodologias, constatamos que não temos apenas uma concepção de universidade popular, mas temos pistas que nos convidam a tensionar a universidade mercadológica e flexibilizada. Contamos com alternativas que advêm das brechas que encontramos e construímos no nosso ambiente de trabalho e de militância. As experiências dos pioneiros e pioneiras foram pensadas e produzidas a partir das tensões entre a educação opressora e a EP, conhecimento científico e não-científico (saber popular). A compreensão de universidade na práxis educativa desses educadores e educadoras é advinda das experiências de luta, resistências, transgressões e rebeldias. Eles e elas vêm construindo, a partir da práxis, orientada pelas experiências-mundo e pelos seus quefazeres engajados, experiências na universidade relacionadas a um projeto de libertação na perspectiva da pedagogia crítica. O caminho investigativo parte de alguns dos princípios da pesquisa participante, utilizando a sistematização de experiências, análise documental e entrevistas semiestruturadas, além de trocas de cartas pedagógicas e e-mails dialógicos. O procedimento de análise dos materiais deu-se através da codificação e decodificação apresentada no livro Pedagogia do Oprimido. O fundamento ontológico e as dimensões da EP são oriundos dos materiais de pesquisa (teórico-prática).